Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

10 raças dos cachorros mais inteligentes do mundo

Que os cães são adoráveis e grandes amigos, nós já sabemos. O que muitas pessoas não percebem, no entanto, é o grau de inteligência desses animais! Você já parou para reparar como o seu amigão de quatro patas é esperto?

É isso mesmo. Os cachorros têm uma inteligência muito aguçada e podem aprender muito sobre os seus donos, identificando padrões na rotina e até mesmo nas emoções de toda a família. Mas, afinal, qual é o cachorro mais inteligente do mundo?

Não há um consenso sobre isso, já que medir a inteligência é algo bem subjetivo. No entanto, algumas raças se destacam na hora de aprender truques e são consideradas verdadeiros gênios entre os peludos. Vamos descobrir quais são elas?

Border Collie

O border collie é um dos cães mais inteligentes de todo o mundo. Com uma personalidade adorável e tranquila, ele é muito utilizado para auxiliar no pastoreio de ovelhas em regiões de criação desses animais. 

Poodle

Velho conhecido das casas brasileiras, o poodle é outro animalzinho extremamente inteligente. Ele tem grande facilidade para aprender comandos e também é dotado de uma personalidade muito amigável, sendo ideal para casas com crianças.

Pastor Alemão

O pastor alemão é conhecido como o “cão policial”. E isso não é à toa! A sua inteligência faz com que ele seja um grande aliado dos oficiais na busca por pessoas desaparecidas ou itens específicos, como substâncias que tenham um odor característico.

Doberman

Outro cão muito utilizado por policiais de todo o mundo, o doberman é extremamente inteligente, controlado e atento aos seus arredores. No entanto, ao contrário do que se imagina, ele também é extremamente amoroso e ótimo com crianças e outros animais.

Golden Retriever

Grandalhão e sorridente, o golden é uma das raças mais populares entre os cães de maior porte. Ele é também muito inteligente, sendo adestrado com uma facilidade impressionante. 

Labrador

Não é por acaso que os labradores são os cães escolhidos para atuarem como guias para os deficientes visuais. Além de companheiros e com um temperamento dócil e tranquilo, eles são donos de uma inteligência incomparável. 

Rottweiler

Outro cão com fama de “malvado”, o rottweiler é também muito inteligente. Assim como o doberman, ele é carinhoso, companheiro e muito leal. Não caia nessa ideia de que há raças violentas. Tudo depende de como o animal é criado. Se rodeado de amor, eles só conhecerão sentimentos bons!

Papillon

Conhecido também como spaniel anão continental, o papillon é um cãozinho pequeno e muito fofo. É uma raça derivada do spitz alemão (Lulu da Pomerânia) e compartilha, com o seu primo, a inteligência e amizade características daquele animal. 

Pastor de Shetland

Assim como o border collie, os pastores de Shetland são animais utilizados como pastores de ovelhas, ou seja: são inteligentes, organizados e têm um temperamento tranquilo e brincalhão. São, portanto, ótimos amigos para se ter por perto!

SRD 

Por fim, não podemos deixar de mencionar os cães sem raça definida, os famosos “vira- latas”. Por trazerem características de muitas raças, são animais extremamente inteligentes. Não tenha medo de adotar um amigo: ele, sem dúvida, o surpreenderá com sua esperteza.

Gostou de saber essas informações sobre os cães? Mas tenha em mente que, sem dúvida, o cachorro mais inteligente do mundo é o seu! Independentemente da raça do seu pet, o estímulo e a interação com o tutor são pontos cruciais para que essa inteligência seja constantemente trabalhada. 

Aproveite e confira, também, a nossa postagem que conta um pouco sobre a origem dos cães e de algumas raças. É uma leitura muito importante para que você possa saber mais sobre esses pets incríveis!

Confira mais