medidas para reduzir os custos de transporte

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

3 medidas para reduzir os custos de transporte em sua distribuidora

Se você tem uma distribuidora de alimentos para animais, provavelmente sabe o quanto a logística é uma parte estratégica (e não apenas operacional) do seu negócio. Por este motivo, descobrir quais são as melhores medidas para reduzir os custos com transporte pode ser fundamental não apenas como uma simples economia, mas sim como uma solução que impacta diretamente na margem de lucro da distribuidora.

Neste artigo, destacamos 3 pontos fundamentais que você deveria conhecer para otimizar esse setor e também a gestão da sua empresa. Veja como alguns detalhes como um planejamento de rotas otimizando os processos logísticos, a inclusão da tecnologia nos processos e também a busca dos parceiros certos podem mudar completamente os custos de transporte. Boa leitura!

1- Desenhe a roteirização de cargas otimizando a logística

Sua distribuidora oferece um modelo de pré-venda ou pronta-entrega para levar os alimentos para pet shops e até consumidores finais? Independentemente do formato de vendas, a sistematização da entrega pode reduzir a ociosidade da frota, o que resulta em uma grande economia. Afinal, normalmente os colaboradores responsáveis pelo envio dos pedidos são contratados e recebem mesmo que não haja trabalho em determinado horário. Para fazer uma roteirização adequada é importante criar um documento, que pode ser digital, compreendendo todas as entregas com datas e locais. Assim, é possível encontrar as rotas mais produtivas para a sua empresa, diminuindo os custos e deixando sua distribuidora mais competitiva.

2- Automatize processos como uma das medidas para reduzir custos de transporte

A transformação digital nas empresas foi um marco muito importante para os mais diversos nichos. Hoje já é possível acompanhar frotas em tempo real, além de usar aplicações que contribuam para encontrar os caminhos mais eficientes de forma automática. Com a automação de processos, por exemplo, com o uso de um sistema de gestão de transporte e logística, você torna a operação mais produtiva.

Além de diminuir custos da distribuidora, a vantagem de contar com tecnologias no processo, é a coleta e armazenamento de dados relevantes para o negócio. Isso pode gerar insights para aumentar a produtividade e até mesmo melhorar a qualidade do transporte de alimentos para animais.

3- Busque fornecedores com vários centros de distribuição

Um dos fatores essenciais quando o assunto é reduzir os custos de transporte está na parceria com o fornecedor ideal de alimentos para animais. O principal ativo do fornecedor é quando ele conta com diversos centros de distribuição do mix de produtos. Esse é o caso da Matsuda Pet, que está presente de norte a sul do país. Assim, você consegue focar sua estratégia com a logística de entrega dos produtos e reduz os custos para a compra.

Viu como reduzir os custos de transporte pode ser um processo bem eficiente na sua distribuidora? Se você tem uma loja de alimentos para animais, provavelmente já percebeu o quanto esse modelo de negócio depende do desenvolvimento da logística tanto para otimizar custos quanto para melhorar a qualidade do atendimento e relacionamento com o cliente. Por isso, é fundamental encontrar as melhores rotas e parceiros.

Outro ponto muito importante para a distribuidora está no acondicionamento dos alimentos para animais. Leia nosso artigo sobre o armazenamento de produtos e veja dicas práticas para implementar na sua distribuidora!

Confira mais