5 benefícios de ter um gato em casa

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

5 benefícios de ter um gato em casa

Os cães são conhecidos por serem os melhores amigos do homem, mas os gatos podem ser os melhores companheiros. Pois é, ter um felino em casa pode ser uma ótima oportunidade para quem ama o jeito e personalidade únicos dos gatos.

Muitas pessoas ainda não conhecem bem o quanto é bom ter um gato em casa. Por isso, fizemos este artigo para que você veja os 5 benefícios de ter um gato em casa e o quanto pode transformar a sua vida para melhor!

1. São independentes

Um primeiro ponto é que os gatos são animais que tendem a ser mais independentes. 

Para aqueles que têm rotinas mais corridas, eles conseguem se adaptar bem a ficarem sozinhos e não demandam tanta atenção dos seus donos.

Com isso, se você não tem tanto tempo para dar muita atenção, não se preocupe. Eles podem ser carinhosos e afetuosos, mas não exigirão tanto de você quanto outros animais tendem a fazer (como os cães, por exemplo, que pedem para que você os leve para passear todos os dias).

2. São higiênicos

Os gatos, em geral, são bastante higiênicos e, portanto, também ajudam nas rotinas no dia a dia dos seus tutores. Por exemplo, eles estão sempre tomando seu próprio banho, se lambendo.

Com isso, você pode ficar tranquilo que não terá preocupação com isso no dia a dia. Inclusive, um erro comum dos donos de gatos é levá-los para tomar banho toda semana – isso pode ser um grande estresse para eles.

Outro ponto é que eles sempre gostam de esconder seu xixi e cocô, enterrando-os. Por isso, sempre deixe uma caixinha de areia livre e limpa para eles.

3. O ronronar nos faz bem

Sabe aquele barulho de motorzinho que os gatos fazem quando estão recebendo carinho? É o famoso ronronar. Esse barulho produzido na garganta dos felinos é um sinal de satisfação e que normalmente é produzido entre os filhotes e a mãe, para aumentar o vínculo entre eles.

E isso também afeta os humanos, sabia? Pois é, o contato com esse som de motorzinho faz com que nosso corpo produza dois hormônios importantes: oxitocina (conhecido como “hormônio do amor”) e dopamina (que promove sensação de recompensa em nosso cérebro). Além disso, ele diminui a produção de cortisol (que está relacionado com estresse).

Acha que parou por aí? Não mesmo! Um estudo aponta que esse som reduz em 40% as chances de infarto de donos de gatos, bem como também as vibrações produzidas por ele auxiliam a curar infecções e diminuir inchaços. Ou seja, ter um gato em casa ajuda a cuidar da sua saúde!

4. A brincadeira rola solta

Um erro comum é achar que os gatos não brincam. Só que, diferentemente dos cachorros, eles precisam ser estimulados a isso. Brincadeiras com novelos de lã, arranhadores, bolas amarradas, liberadores de petiscos, uso de luzes, entre outros, são muito mais atrativos para eles.

Para os donos que talvez não tenham tanto tempo para estimulá-los assim, uma opção bem interessante é ter mais de um animal em casa. Acredite, passado o período de adaptação eles podem brincar bastante entre si e, assim, entreter uns aos outros.

5. São companhias leais

Muitas pessoas acreditam que gatos não são leais, mas isso não é verdade. Os felinos possuem, sim, um companheirismo e lealdade muito fortes pelos donos, sempre se aproximando quando sentem que os donos precisam da companhia. Ao ter um em casa, você perderá esse preconceito, pode ter certeza.

Ter gatos em casa pode trazer não só todos os benefícios que listamos, mas tornar sua casa ainda mais divertida e feliz, pode ter certeza!

O que achou deste conteúdo? Leve-o para mais pessoas que podem se encantar com esses felinos e compartilhe-o em suas redes sociais!

Confira mais