beneficios do arranhador para gatos

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

5 benefícios do arranhador para gatos

Dizem que os gatos são muito independentes e vivem à sua maneira, mas isso não significa que não é preciso se preocupar com a qualidade de vida deles. É muito importante proporcionar um ambiente que traga bem-estar para esses animais, e uma das formas de garantir isso é aproveitando todos os benefícios do arranhador para gatos.

Essa é uma peça fundamental que ajuda a melhorar os cuidados com esse pet, minimizando o estresse e trazendo uma distração para ele, além de outros impactos positivos. Por isso, preparamos este artigo para você conhecer todos os benefícios que um arranhador pode oferecer para não deixar faltar nada para o seu gato. Acompanhe!

1. Minimiza o estresse e a ansiedade do animal

Já faz parte da natureza do gato arranhar alguma coisa. Esse instinto é uma forma de relaxar e ajuda o animal a descarregar um pouco do seu estresse. Ou seja, o gato fica mais tranquilo e calmo, com isso, também controlamos a sua ansiedade, que pode causar irritabilidade, agitação ou fazer com que o animal fique ainda mais antissocial ou até mesmo agressivo.

2. Mantém hábitos e instintos ativos

Como explicamos, o ato de arranhar já faz parte da natureza do gato, por isso, é importante permitir que ele continue com essa prática. Ao contrário do que se imagina, deixar que o gato siga seus instintos não vai fazer com que ele fique mais bravo ou agressivo; na verdade é o contrário. Como pode se expressar de uma forma natural, ele fica tranquilo.

3. Garante diversão e distração

Tem gente que acredita que o gato não precisa brincar, mas isso não é verdade. Um dos benefícios do arranhador para gatos é justamente garantir diversão para o animal. Ele também gosta de brincar e precisa se entreter de alguma forma. O arranhador promove essa distração que ele precisa para que esteja feliz, saudável e tenha qualidade de vida.

4. Controla o crescimento das unhas

As unhas do gato continuam crescendo de forma constante, mas é preciso controlar esse crescimento para que não acabe trazendo transtornos para o próprio animal. Uma unha muito comprida pode atrapalhar o dia a dia dele e até mesmo fazer com que se machuque. O arranhador é apropriado para promover o desgaste na medida certa, e o próprio animal consegue definir quando é necessário.

5. Melhora a convivência do pet com o tutor

Sabia que os benefícios do arranhador para gatos também melhoram a convivência do animal com seu tutor? Isso vai acontecer por vários motivos, um deles é o fato de que o pet estará mais tranquilo e relaxado, minimizando possíveis reações bruscas por causa de estresse ou irritabilidade. 

Como os gatos não gostam de cortar as unhas, eles também não vão ficar irritados com o tutor por causa disso. Afinal, como dito, podem por si só estabelecer quando é necessário afiar as unhas e recorrer ao arranhador para isso. 

O tutor também sai ganhando porque os móveis da sua casa ficarão preservados. Quando o gato não tem um arranhador, ele escolhe a mesa, o sofá e outras peças da mobília para afiar as suas unhas; então, vale a pena investir em algo apropriado. 

Os benefícios do arranhador para gatos alcançam tanto o animal quanto o seu tutor, por isso esse é um produto que vale a pena investir. Mas não se esqueça de optar por um item de boa qualidade porque assim você garante que o animal vai aceitar o arranhador e também vai conseguir aproveitar melhor todas as vantagens que ele pode oferecer. 

Gostou das dicas? Então não deixe de conferir as nossas redes sociais para acompanhar mais temas interessantes como esse. Estamos no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn.

Confira mais