cachorro no porta malas do carro

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

5 dicas para você transportar cachorro no seu carro

As férias chegaram e com elas é comum juntar toda a família e viajar de carro para a praia ou para o campo. Por vezes, “toda a família” inclui nosso cachorro de estimação, que também tem o direito de curtir as merecidas férias. E diante disso fica a pergunta: Como transportar cachorro no carro?

Saiba que pelo Código Brasileiro de Trânsito é obrigatório acomodar nosso companheiro no carro do jeito certo e com a máxima segurança, caso contrário, multas e até acidentes podem ocorrer.

Dessa forma, para tornar a viagem para toda a família mais agradável, confira as 5 dicas mais importantes para você transportar cachorro no carro com segurança.

1. Escolha a melhor opção para transportar cachorro com segurança

A primeira ação que devemos fazer é definir como será a forma de transporte do seu cão, como também, priorizar sempre o máximo conforto e segurança. Para isso existem quatro opções disponíveis para que o tutor pode escolha baseado no comportamento e no porte físico do cão. Essas opções são:

  • Cinto de segurança canino;
  • Grade divisória de contenção;
  • Caixa de transporte para cachorro;
  • Cadeira de carro.

Independente da opção mais adequada a ser escolhida, nunca devemos transportar nosso cão no banco da frente, devendo sempre deixá-lo no banco de trás.

Também é importante não esquecer de levar os pertences do cão, como pote de água e ração, comida, guia, brinquedos, entre outros itens.

2. Prepare seu cachorro previamente para a viagem

Se seu cachorro nunca andou de carro ou andou poucas vezes, é recomendado que ocorra um treinamento para esse transporte. Alguns passos devem ser seguidos.

E o primeiro passo é fazer o cachorro entrar e sair várias vezes do carro, como se fosse uma brincadeira. Depois, é aconselhável levar o cão para andar de carro por poucos minutos, fazendo com que ele associe o fato de andar de carro com algo prazeroso.

Toda a preparação para viajar com o cachorro e com segurança passa também pela vacinação, visto que existem algumas regiões mais susceptíveis a doenças em cães, como a dirofilariose, doença conhecida como verme do coração.

3. Alimentação e enjoos devem ser ponderados

Outro cuidado importante para que a viagem seja mais prazerosa é fazer com que o animal não viaje de estômago cheio. Por isso, a última refeição deve ser ministrada de três a quatro horas antes da viagem.

Além disso, alguns cães podem enjoar na viagem. Pelo desconforto físico causado pelos enjoos, o cachorro associará as viagens de carro a algo negativo. Para atenuar isso, devemos dirigir de forma calma e sempre defensiva, evitando movimentos bruscos.

4. Programe toda a viagem com roteiro e paradas

Durante a viagem todo cuidado é necessário. Por isso é importante que você faça o planejamento do roteiro de viagem, com número e locais das paradas programadas.

As paradas são fundamentais para que os cães bebam água, façam suas necessidades e caminhem um pouco, fazendo com que o trajeto não seja chato para eles. Nesse caso, a recomendação é fazer paradas a cada duas horas.

Também é preferível fazer a viagem à noite ou bem cedo, para “fugir” do calor lembrando de tomar cuidado com o ar-condicionado, que mesmo trazendo uma sensação de bem-estar, pode provocar bronquite alérgica ou problemas respiratórios, devido à alteração de temperatura.

5. Leve seu cachorro ao veterinário antes da viagem

Antes de transportar cachorro para as férias, é importante que o pet seja levado ao médico-veterinário para realizar um check-up. Dependendo do tipo de viagem a ser realizada, o veterinário poderá passar alguns cuidados, como:

  • Prevenções de pulgas e carrapatos;
  • Recomendações para evitar doenças que podem afetar a saúde do seu animal.

Além dessas medidas, a consulta também ajudará você a conversar com o médico-veterinário e pedir a indicação de alguns medicamentos, como por exemplo para enjoo.

Ao seguir todas essas dicas, é certeza que transportar cachorro no carro será uma alegria para todos. Boa viagem!

Confira mais