brincadeiras para cachorro

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Brincadeiras para estimular a inteligência do seu cachorro

As brincadeiras para cachorro estimulam o desenvolvimento cognitivo e a inteligência do seu PET, ajudam na educação do seu bichinho de estimação e ainda melhoram a convivência social e familiar entre todos.

Além de melhorar a saúde dos animais e estreitar os laços de amizade com os moradores da casa, é possível garantir bons momentos que podem ajudar você a superar os seus próprios medos e a esquecer problemas que, eventualmente, tenham ocorrido em sua rotina diária.

Por isso, tenha o hábito de promover essas brincadeiras com o seu cão e aproveite essa experiência alegre e descontraída no seu dia. Neste artigo, trazemos algumas dicas para você. Confira!

1. Jogar bola

A bola é o objeto mais comum entre as brincadeiras usadas para estimular a inteligência do seu cachorro. Certamente o seu PET ama quando você lança o brinquedo para ele buscar, mas, você já pensou em inovar essa tradicional atividade?

Que tal fingir que você joga a bola para depois escondê-la? Assim você faz o seu cãozinho pensar que ela está ao alcance, até que ele passa a procurá-la. Será engraçado vê-lo cheirando você e os lugares possíveis de encontrar o brinquedo enquanto treina o olfato, essa capacidade tão peculiar entre os cachorros.

2. Esconder brinquedos

Na mesma linha da brincadeira de lançamento da bola, você pode escolher alguns brinquedos preferidos do seu PET, oferecê-los para que o seu cachorrinho se familiarize com as características e os cheiros que eles têm, para depois escondê-los em locais inusitados, a fim de que ele possa encontrá-los.

Aproveite a brincadeira para se esconder também, embora o seu cachorro inicialmente tenda à confusão, aos poucos ele se acostuma com a atividade e rapidamente encontrará todos os objetos.

Você também descobrirá quais os objetos preferidos do seu cãozinho, mas não se esqueça de oferecer a ele uma recompensa sempre que o objetivo for atingido!

3. Cabo de guerra

O cabo de guerra é uma atividade interessante, pois você também estimula o desenvolvimento da força do seu cachorro e o faz gastar bastante energia enquanto disputa com você quem é o mais forte!

Entretanto, essa brincadeira para cachorro exige cuidado, pois ela pode causar a fratura de mandíbula, dentes e até a extração dentária do seu bichinho, principalmente se houver trancos fortes.

Por isso é importante que você apenas simule a “guerra” entre vocês e deixe que o seu cão puxe uma corda tradicional, um pano velho ou camisas que não são mais usadas com a intensidade de força mais confortável para ele.

4. Natação

A maioria dos cães ama brincar com água e isso torna a natação uma modalidade de esporte e de brincadeira excelente para gastar energia e estimular a execução de atividades de baixo impacto, mas com um resultado excepcional para a saúde do seu PET.

Existem centros recreativos e locais apropriados para a prática da atividade, mas você também pode aproveitar a caminhada e a natureza se houver cachoeiras e locais ao ar livre seguros e de fácil acesso em sua cidade.

5. Circuito de obstáculos

O circuito de obstáculos permite que o seu animal de estimação treine a sua performance na realização de desafios, uma vez que ele terá que escolher o melhor caminho para alcançar o seu objetivo.

Para fazer essa atividade, utilize cadeiras, bambolês, cones e elásticos esticados, crie um caminho em que o seu cão tenha que pular e escolher a melhor direção (aquela com menos obstáculos), a fim de ganhar uma boa recompensa ao final do circuito.

Agora que você sabe quais brincadeiras podem estimular a inteligência do seu cachorro e trazer mais alegria e descontração para a sua rotina, assine nossa newsletter e acompanhe todas as dicas da Matsuda para a criação dos seus PETs!

Confira mais