gato saindo da caixa de areia

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

5 dicas importantes sobre caixa de areia para gatos

Os bichanos são muito limpinhos e logo aprendem a usar a caixa de areia para gatos. Organizados, costumam enterrar o cocô e tampar o xixi. Afinal, detestam colocar os pezinhos em um local sujo.

A parte deles eles fazem. Cabe ao tutor limpar a caixa de areia para gatos corretamente e garantir que ela esteja no local adequado. Além disso, é preciso ter o número de caixinha ideal para a quantidade de gatos que moram no ambiente.

Se você tem um bichano em casa, precisa estar preparado para garantir que eles tenham uma caixa de areia adequada, limpa e no local certo. Confira dicas e dê conforto ao seu peludo.

1. Uma caixa de areia para gatos é suficiente?

O primeiro cuidado que você precisa ter é com a quantidade de caixas. O correto é ter sempre uma para cada animal, mais uma extra. Assim, se você tem três gatinhos deve disponibilizar quatro caixinhas de areia, se possui quatro gatos precisa ter cinco caixas, e assim por diante.

2. Qual o melhor local para colocar a caixa de areia para gatos?

Além de disponibilizar a quantia certa de caixas, é necessário saber o melhor local para colocá-las. Os bichanos preferem fazer cocô e xixi em um local calmo e sem barulho. Por isso, certifique-se de que irá colocar as caixinhas em um ambiente no qual o cachorro ou as crianças não vão incomodar os felinos.

Outro ponto importante é que, a caixa de areia deve ser colocada perto da parede ou, ainda melhor, no canto entre duas paredes. Os gatos não gostam de ficar desprotegidos, por isso, preferem poder olhar tudo o que acontece ao seu redor, mesmo na hora de fazer xixi.

Quando a caixinha de areia fica em um canto da parede, ele terá as costas protegidas ao usá-la. Isso dará mais segurança ao animal de estimação, que se sentirá mais confortável.

Por fim, é interessante colocar as caixas de areia em locais diferentes, para que o seu bichano possa escolher. Caso um ambiente não esteja favorável para o uso, de acordo com a avaliação dele, ele sabe que terá a outra caixa de areia disponível.

3. Com qual frequência é preciso limpar a caixa de areia para gatos?

A retirada de cocô e xixi da caixinha, que é chamada de limpeza superficial, deve ser feita pelo menos duas vezes ao dia. Lembre-se de que o pet é exigente e não vai gostar de encontrar a areia suja.

Já a limpeza completa, ou seja, troca de toda a areia, precisa ser realizada pelo menos uma vez por semana. Além disso, é importante que o tutor avalie bem e, caso note que uma das caixas está sendo mais usada do que a outra, faça a limpeza completa de duas a três vezes por semana.

4. Como fazer a limpeza superficial da caixa de areia para gatos?

Para limpar a caixinha existe uma pazinha própria, a qual permite que você limpe o local sujo e mantenha a areia ainda não usada.

Retire as fezes e os torrões de areia que foram formados pelo xixi. Jogue o que foi retirado no lixo e reponha areia na caixinha, caso julgue necessário. Faça isso duas vezes ao dia.

5. Como fazer a limpeza completa da caixa de areia para gatos?

Pelo menos uma vez por semana é preciso trocar toda a areia. Proceda da seguinte forma:

  • Pegue a caixinha e leve para perto de uma lixeira;

  • Jogue toda a areia na lixeira, com cuidado para não deixar cair no chão;

  • Lave bem a caixa com água e detergente neutro. Tente não usar produtos com cheiro mais forte, pois o gatinho pode não gostar;

  • Enxague bem, de modo que não fique nenhum resíduo;

  • Seque bem antes de colocar a areia;

  • Coloque areia nova e posicione no mesmo local que estava.

O ideal é ter várias bandejas higiênicas, para alternar o uso. Enquanto você lava uma, já pode deixar a outra pronta para ele usar.

Gostou das dicas? Como você ama o seu felino quer lhe oferecer sempre o melhor, não é? Então descubra com e quando deve dar banho em gatos e cuide do seu pet da melhor forma!

Confira mais