corredor de um galpão de fábrica

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Como diminuir custos e tornar sua distribuidora mais competitiva?

Os altos custos impactam diretamente no preço final de uma distribuidora, podendo, até mesmo influenciar negativamente na qualidade do serviço prestado. Eles levam a uma baixa margem, o que implica na necessidade do aumento de demanda ou de preços para manutenção dos lucros e é assim que se perde em competitividade. Nesse contexto, diminuir custos é fundamental até para a sobrevivência do negócio.

Por isso, neste post, mostraremos algumas maneiras de reduzir custos na distribuição de alimentos para cães e gatos, porém, sem afetar na qualidade do serviço prestado. Então, continue a leitura e saiba como aumentar a competitividade da sua distribuidora ao diminuir custos!

Estabeleça critérios de escolha dos fornecedores

Ter um bom produto para distribuir é essencial, porém, embora esse seja um dos principais, não é o único critério para a escolha dos fornecedores.

É preciso levar em conta outros fatores como os preços, a capacidade de produção e entrega, a facilidade de negociação, a reputação da marca no mercado e, principalmente, o fit com as necessidades dos clientes da sua distribuidora.

Outro ponto importante que será tratado mais aprofundadamente no último tópico, é o relacionamento com o fabricante e os incentivos oferecidos por ele, como descontos, bonificações, verbas e materiais para marketing e publicidade, além da força da marca e qualidade do produto.

Conheça bem a sua equipe

Ter uma equipe enxuta, bem treinada e motivada é sinônimo de produtividade e alta performance. Por isso, mais importante do que ter uma grande quantidade de colaboradores é ter uma política de cargos e salários justa e clara.

Benefícios que garantam uma melhor qualidade para os membros do time, assim como, a oferta de treinamentos especializados na área de atuação do colaborador são verdadeiras garantias de motivação e alto rendimento.

A consequência disso é a eliminação de trabalhos redundantes, a redução de erros e do absenteísmo. Tudo isso impacta diretamente na redução de gastos desnecessários contribuindo para diminuir os custos da distribuidora.

Defina bem os processos logísticos

Quando os processos não estão bem definidos a conta pode sair bem mais cara do que o investimento na sua otimização. Por exemplo, por meio de um software de gestão de armazém, que ajuda a manter tudo em ordem.

Uma operação logística bem organizada é capaz de poupar tempo, eliminado ou simplificando as etapas desde a saída do fornecedor até o armazenamento, gestão de estoque e separação para o encaminhamento dos produtos ao seu cliente. Mas para isso, é necessário que a sua equipe conte com as ferramentas e processos adequados.

Tenha atenção ao transporte

Avaliar os prós e contras de manter uma frota própria ou contratar uma transportadora terceirizada é essencial para diminuir custos. Vários fatore devem ser considerados, como o volume de carga, a frequência de entregas, a distâncias percorridas.

Por exemplo, se você optou por fazer vendas online entregando no Brasil inteiro, provavelmente, a melhor opção é a contratação de uma transportadora. No entanto, se seus clientes se concentram exclusivamente em uma determinada região e você tem um cronograma de entregas bem estruturado, uma frota própria reduzida pode ser a melhor solução em termos de custos.

Além disso, na hora de definir o transporte também é necessário que se tenha acesso a informações como o endereçamento da carga, para que se definam as melhores rotas para entrega, por exemplo. Nesse caso, contar com o software de gestão mencionado no tópico anterior e com uma equipe bem alinhada é fundamental para que não haja erros no planejamento logístico que impactará diretamente nos custos de transporte.

Aproveite os benefícios da indústria

Assim como em qualquer outra indústria, a de alimentos para cães e gatos buscam se destacar da concorrência por meio de estratégias comerciais, e isso inclui as ações em conjunto com os seus distribuidores. Nesse contexto, para diminuir os custos da sua distribuidora, ficar atento aos benefícios oferecidos pelos fabricantes é também uma excelente iniciativa. Nos tópicos a seguir, você conhecerá os mais comuns. Confira!

Descontos por sazonalidades

É bem comum que alguns produtos vendam mais em determinadas épocas e regiões e, em outras, as vendas necessitam de certos incentivos para acontecerem. Nesse contexto é comum que os fabricantes ofereçam descontos a medida que o grau de dificuldade de venda aumente no mercado.

Bonificações para venda de produtos com vencimento próximo

Produtos próximos do vencimento do prazo de validade também estão sujeitos a descontos e bonificações dos fabricantes. Alguns, oferecem até mesmo, contratos de consignação par que seja possível os devolver no caso de não serem vendidos a tempo.

Verbas e incentivos de publicidade e marketing.

Outra prática comum da indústria é oferta de verbas e materiais de publicidade para facilitar a divulgação dos produtos. Não é raro encontrar fabricantes com promoções bem atrativas de lançamento de produtos, por exemplo.

Aproveitar essas oportunidades oferecidas pelos fabricantes é uma ótima forma de aumentar o volume de negócios da sua distribuidora, diminuindo dos custos operacionais. Mas é preciso ter atenção aos canais de comunicação utilizados por eles e procurar manter sempre um bom relacionamento com a indústria. Desse modo, a sua distribuidora conquistará a preferência dos fornecedores também!

Como você viu, a redução de custos na distribuição de produtos alimentícios para cães e gatos é muito mais que um meio de conseguir somente uma margem de lucro maior, mas é também, e principalmente, uma forma de diferenciar da concorrência de diversas maneiras.

Diminuir custos torna a sua estratégia de diferenciação mais flexível, permitindo que você adote desde um diferencial por preço, até um diferencial por excelência na qualidade dos seus serviços e produtos que distribui, o que gera uma margem de lucro ainda maior. Então, não perca mais tempo e comece agora mesmo a colocar em prática as dicas que acabou de ler!

Gostou do conteúdo que acabou de ler? Ele foi útil para você? Então, siga a Matsuda Pet no Facebook, Instagram, YouTube e Linkedin e receba muito mais novidades e dicas como esta diretamente nas suas timelines!

Confira mais