cachorro dentro da caixa de transporte

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Como escolher uma caixa de transporte para seu cão ou gato?

Realizar o transporte seguro de cães e gatos é uma obrigação de todos os tutores. Neste contexto, a caixa de transporte se configura como um acessório indispensável para a realização de viagens, sejam elas de carro, ônibus e avião, ou até mesmo para o transporte a pé, no caso de animais com mobilidade reduzida, filhotes, etc.

Porém, mesmo sendo importantes, há ainda muitas dúvidas sobre qual caixa é mais adequada e qual se enquadra mais às necessidades.

Essa também é sua dúvida? Então conheça os tipos de caixa de transporte para cães e gatos mais comuns e veja algumas dicas para escolher aquela caixa que mais se adequa às necessidades.

Tipos mais comuns de caixa de transporte

Há, atualmente no mercado, caixas de transporte de todos os tipos e tamanhos de cães e gatos e também para todo os tipos de bolsos de seus tutores. Assim, para escolher a melhor caixa de transporte devemos primeiramente conhecer quais são os tipos de caixa de transporte mais comuns, que são:

  • Caixa de transporte padrão

As caixas de transporte padrão são as mais comuns, estando disponíveis em vários tamanhos e cores. Ao comprar esse tipo de caixa de transporte, preste atenção ao seu tamanho e os limites de peso. Sempre procure uma caixa maior que o pet e que tenha uma abertura que seja grande o suficiente para colocar o animal sem muito estresse.

  • Caixa de transporte com rodas

Se o seu objetivo for andar longas distâncias com seu pet em uma caixa de transporte, uma caixa com rodas será uma excelente opção. Também há a possibilidade de adquirir uma caixa combinada, isto é, pode ser usada com rodinhas ou sem elas.

  • Caixas de transporte com materiais menos rígidos

Para animais de porte pequeno que farão viagens curtas, as caixas de transporte de materiais não tão rígidos – como o tecido – são uma boa opção. Porém, devemos estar cientes que, mediante qualquer tipo de impacto mais intenso, o cão ou gato ficarão menos protegidos e os danos sofridos poderão ser maiores.

Dicas para acertar na escolha da caixa de transporte

Antes de comprar uma caixa de transporte para seu cãozinho ou seu gatinho, você deve ponderar alguns pontos importantes. Primeiramente, para a escolha do tipo ideal deve-se considerar o tamanho do pet a ser transportado.

Para essa definição tenha em mente que a caixa deve ser grande o suficiente para permitir que seu animal consiga girar facilmente e permanecer em pé e sentado em uma posição natural, sem que a sua cabeça toque o teto.

A recomendação mais prática é: Se for indicada uma caixa de tamanho 2, por exemplo, o ideal é comprar a caixa de tamanho 3, proporcionando maior conforto ao animal. Vale lembrar também que para cães de grande porte, o ideal é optar por um cinto de segurança específico.

A forma de construção da caixa é outro ponto importante. A estrutura interna da caixa tem que ser construída sem encaixes de 90 graus, ou seja, com bordas arredondadas, garantindo a máxima segurança do animal.

Ainda sobre a construção é importante salientar que os buracos para respiração e na grade não devem permitir que as patas, dedos, ou quaisquer partes do animalzinho passem e possam ficar presos, o que pode machucar o animal. Também opte por caixas que tenham compartimentos de ração e água, principalmente quando a viagem for longa.

Outro ponto importante é o uso de caixa em avião. Antes de adquirir uma caixa de para esse uso é obrigatório que o tutor siga todas as regras para transporte de animais domésticos que cada empresa aérea define.

Por fim, se você precisar de recomendações específicas para escolher uma caixa de transporte ou se seu animal se estressa facilmente para entrar na caixa, a consulta a um veterinário pode ser um bom ponto de partida.

Confira mais