Como escovar dente de gato? Saiba como fazer

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Como escovar dente de gato? Saiba como fazer

Há um velho ditado que diz que a nossa saúde começa pela boca. Então, é importante saber que ele também é superválido quando o assunto envolve os animais de estimação, como os cães e gatos!

Assim como nós, os cães e gatinhos — tema da nossa conversa de hoje — precisam ter uma boa saúde bucal para se manterem saudáveis. E então, como fazer esse cuidado com os bichanos?

A seguir, confira algumas boas dicas para escovar dente de gato de uma maneira prática e eficiente, além de descobrir as razões pelas quais esse passo é tão importante na manutenção dos nossos amigos. Boa leitura!

Por que escovar dente dos gatos?

A escovação de dente dos gatos é uma excelente forma de prevenir:

● o surgimento de tártaro;

● a perda dentária;

● o desenvolvimento de dor, por conta do avanço das bactérias na boca;

●   doenças como a lipidose hepática, por não conseguir se alimentar;

●   o avanço das bactérias para a corrente sanguínea do bichano, o que pode contribuir para o surgimento de problemas cardíacos e renais, entre outros.

Além disso, cuidar da saúde bucal dos gatos é uma forma de evitar a necessidade, no futuro, da realização de procedimentos mais invasivos. A extração ou limpeza dentária, nos felinos, é feita sob anestesia geral e traz um certo risco (ainda que pequeno) para o seu grande amigo, assim como qualquer outra cirurgia.

Qual é a frequência de escovação ideal?

Isso depende. No caso dos gatos, a recomendação é de que ela seja feita pelo menos 3 vezes na semana. Alguns pontos que podem ser considerados são:

● se ele é um animal muito estressado;

● se lida com questões de saúde que podem aumentar as chances de desenvolver alterações bucais, entre outros.

Por isso, apenas o veterinário poderá determinar a frequência correta para cada animal.

Preciso levar o gato ao veterinário antes de começar?

Sim. Essa consulta é fundamental para que o profissional avalie se já há algum dano ao dente e possa, assim, tratar caso isso esteja acontecendo. Assim, você evita manipular uma área que possa estar fragilizada e machucada por uma gengivite, por exemplo.

Além disso, ele será o responsável por orientá-lo sobre as maneiras de fazer a limpeza e os melhores produtos para tal (lembrando que há itens específicos para o uso dos animais!).

Como escovar o dente do gato?

Veja, a seguir, algumas dicas para ajudar nesse processo!

1. Comece aos poucos

Nada de ir com muita sede ao pote. Comece aos poucos, acostumando o gatinho com toda a situação. Não se esqueça de que os felinos são muito suscetíveis ao estresse e mudanças no dia a dia, podendo até mesmo desenvolver doenças por conta disso. Então, vá com calma!

2. Crie um ambiente confortante

Antes de começar o processo de escovação, experimente brincar com o seu grande amigo ou deixá-lo bem relaxado com muitos carinhos. Assim, ele associará esse momento a algo muito especial. Outras dicas para a adaptação são:

● manipular o animal de forma gentil;

● evitar contenções bruscas;

● acariciar bastante;

● passar a escova no rosto em forma de carinho (não esquecer de higienizá-la depois!), entre outros.

3. Ofereça recompensas

A oferta de recompensas também pode ser utilizada no começo da adaptação do seu gatinho às escovações. Um bom exemplo é a linha VittaMax Fresh. Mas não se esqueça de confirmar com o seu veterinário se o gatinho está liberado para comer petiscos, ok?

4. Use dedeiras

Em alguns casos, as dedeiras são a melhor ferramenta para a escovação do dente do seu gato. Elas trazem mais firmeza e permitem uma manipulação mais tranquila.

5. Escolha a escova perfeita

No entanto, nem sempre isso é possível, já que há gatinhos mais reativos e que podem morder. Nesse caso, com a ajuda do veterinário, faça a escolha perfeita para esse momento.

6. Use produtos adequados

Por fim, nada de usar produtos confeccionados para humanos na hora de escovar dente de gato, ok? Há cremes específicos para os animais, seguros e que podem ser consumidos por eles sem problemas.

Gostou de saber como escovar dente de gato da maneira correta? No entanto, não esqueça de buscar orientação de um médico-veterinário antes de começar! Ele poderá orientá-lo com outras dicas e avaliar a saúde bucal do seu amigo, observando se há ou não a necessidade de alguma intervenção.

Agora, que tal compartilhar o artigo em suas redes sociais e, assim, ajudar outros bichanos a terem um “sorriso” muito mais saudável?

Confira mais