gato brincando

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Como fazer brinquedos para gatos com material reciclável? Confira 3 ideias fáceis

Por acaso já aconteceu de você chegar em casa com um monte de brinquedinhos caros do pet shop, e seu bichano não dar a mínima bola para eles? Aí num belo dia você o encontra enlouquecido correndo pela casa e percebe que ele está brincando com a tampinha da garrafa de refrigerante que sumiu na hora do almoço?

Quem tutela gatos sabe que eles não são muito exigentes quando o assunto é diversão, afinal, todos sabem que gatos amam simples caixas de papelão. Além delas, os bichanos gostam muito de itens que eles possam pegar, deslizar e jogar para cima — imitando o que fariam com pequenas presas na natureza.

Então, nada melhor do que fazer brinquedos para gatos com material reciclável, concorda? Separamos 3 ideias bem fáceis que vão aliviar o estresse e satisfazer o instinto caçador do seu peludo, olha só!

Rolha de cortiça com penacho

É bem provável que seu gato se divirta com a rolha sozinha, já que elas são leves e eles conseguem tapeá-las com facilidade. Quando o bichano cansar do brinquedo, você pode incrementá-lo para atrair a atenção do peludo novamente.

Para isso, basta passar um alfinete com fios de lã colorida ou pedaços de outros materiais brilhosos e barulhentos, como papel celofane. Em armarinhos e lojas de artesanato você encontra penas artificiais para espetar nas rolhas também!

Se você quiser ver o seu gato ainda mais feliz com o novo brinquedo, experimente ferver a rolha de cortiça em água com catnip, a erva-do-gato.

Brinquedo tipo kong

Brinquedo tipo kong é aquele que libera petisco para o gato — e esse é o estímulo para que o bichano levante da cama e vá se exercitar um pouquinho. Você vai precisar de:

  • uma garrafinha pet (daquelas pequeninhas);
  • canetinha para demarcar os cortes;
  • estilete;
  • petisco.

Desenhe pequenos quadradinhos distribuídos aleatoriamente pela garrafinha e corte-os com a ajuda do estilete. Os buracos devem ser de tamanho suficiente para cair um petisco, mas não tão grandes a ponto de liberarem todos de uma vez (assim, a brincadeira acabaria num minuto!). Depois, basta colocar alguns petiscos na garrafa e deixá-la disponível para o bichano!

Se você quiser incrementar, pode fazer um furinho na tampa e inserir alguns penachos (que ficarão para fora da garrafa, claro). Também pode forrar a garrafinha plástica com jornal ou outro papel colorido (cuidado para recortar os quadradinhos), para que o gato não veja a quantidade de petisco no brinquedo.

Você também pode usar os rolinhos de papel higiênico como brinquedo kong. Basta dobrar uma das pontas para dentro, colocar os petiscos e fechar a outra extremidade. Seu peludo vai amar o desafio!

Brinquedos com tecidos

Aqui, você pode pegar qualquer retalho que tiver em casa e simplesmente dar um nó em alguns pedaços juntos (fazendo com que o nó fique redondinho, parecido com um bombom). Picote as extremidades e pronto! O brinquedo vai ter o peso ideal para o seu bichano deslizar pela casa. Se quiser, pode pendurar um guizo, ou amarrar um barbante longo para se divertir junto com o bichano!

Gatos são bastante preguiçosos, mas também muito brincalhões. Como os gatos domésticos não caçam, as brincadeiras são muito importantes para o seu desenvolvimento saudável. Fazendo os brinquedos para gatos com material reciclável, você estimula os exercícios físicos e afasta o estresse do peludo, sem gastar nada com isso!

Gostou das ideias que trouxemos aqui? Então, compartilhe o post nas suas redes sociais e ajude a disseminar essas dicas!

Confira mais