gato deitado no chão brincando com uma cordinha

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Como fazer brinquedos para gatos com material reciclável

Quem tem um bichano em casa sabe que eles acumulam muita energia, não é? Do nada, saem correndo, pulando e, se deixar, subindo nas cortinas e arranhando sofá. Para evitar essas coisas em sua casa separamos algumas dicas de como fazer brinquedos para gatos usando materiais recicláveis.

Com eles, além de você dar uma vida mais confortável para o felino, ajudará a manter a saúde dele em dia. Afinal, o gato precisa se exercitar para gastar caloria e manter o peso adequado. As brincadeiras ajudam nisso também.

Está preparado? Então veja dicas de como fazer brinquedos para gatos e presenteie o seu bichano!

Como fazer brinquedos para gatos com caixa de papelão

Todo mundo sabe que gatos adoram caixa de papelão. E se você usar algumas caixas para fazer um brinquedo para ele?

Para fazer o túnel, você vai precisar de:

  • Três ou quatro caixas de papelão, de tamanhos semelhantes;

  • Fita adesiva larga;

  • Tesoura.

Comece fechando todas as caixas com a fita adesiva. Vede até a parte aberta, pois a ideia será fazer com que o gato entre e saia apenas pelas partes que você vai abrir.

Depois disso, corte dois círculos, em duas laterais opostas, para que o bichano entre e saia. Faça isso em todas as quatro caixas.

Quando terminar coloque uma caixa ao lado da outra, com os furos um em frente ao outro, de modo que o gato consiga entrar em uma parte e sair na outra. Com a fita adesiva, cole uma caixa na outra para fazer um grande túnel. Eles adoram!

Como fazer brinquedos para gatos com lã

Você tem um restinho de lã ou linha em casa? Então veja como fazer brinquedos para gatos usando esse material.

A ideia é fazer um pompom e usá-lo de várias formas. Para isso, você vai precisar de:

  • Lã ou linha que tenha sobrado na sua casa;

  • Um garfo;

  • Tesoura.

Enrole um pouco de lã ao redor dos dentes do garfo. Depois, sem cortar a linha, passe o fio entre os dentes do meio e dê um nó, que fique bem firme.

Solte o fio do garfo. Você verá que formou uma argolinha de um lado do nó e outra do outro. Corte a extremidade da argolinha para formar o pompom.

A dica é fazer vários desses e dar alguns para o bichano brincar de caçar. Outros, você pode amarrar nas cadeiras, cabeceiras da cama e outros locais que ele goste de ficar. Até mesmo no túnel de papelão que você aprendeu a fazer anteriormente.

Arranhador

A última dica de como fazer brinquedos para gatos é para ensinar você a fazer uma arranhador e poupar o seu sofá dos arranhões do felino. Para isso você vai precisar de:

  • Lixa de madeira;

  • Corda de sisal;

  • Tesoura;

  • Um pedaço de ripa de madeira;

  • Pistola de cola quente;

  • Fita duas faces ou prego.

A primeira coisa a ser feita é lixar bem a madeira, para tirar farpas e evitar que o gatinho se machuque. Depois disso, enrole a corda de sisal em volta, colando com a cola quente. Faça isso até cobrir toda a madeira.

Depois é só escolher um local para colocar. Com a fita duas faces você poderá pegar no canto de um móvel ou até no túnel de papelão, pela parte de fora da caixa.

Se preferir, pode pregar na parede, com um preguinho. Para atrair o gatinho para o arranhador, a dica é colocar cat nip. Eles costumam adorar!

Gostou das dicas de como fazer brinquedos para gatos? Você ainda pode fazer bolinhas de papel, amarrar o pompom em uma cortiça para ele caçar pela casa ou oferecer tampinhas de garrafas plásticas para eles brincarem.

Tem outra dica de como fazer brinquedos para gatos? Deixe nos comentários!

Confira mais