como fazer casinha de cachorro

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Como fazer casinha de cachorro: passo a passo

Se você pretende adotar um cachorro ou já tem a companhia de um pet, saiba que arrumar um lugar para ele passar o tempo e dormir bem é fundamental. Em especial, se ele ficar fora da sua residência. Nesse caso, que tal fazer uma casinha de cachorro?

Não é tão difícil quanto parece, principalmente se você quiser simplicidade. Além do mais, dá para usar a criatividade e reaproveitar materiais que, às vezes, você já tem em casa.

Seu pet provavelmente gostará muito de ter o seu próprio abrigo, mesmo que dentro de uma casa ou um apartamento. Isso porque esse ambiente é como uma espécie de refúgio, em que ele poderá se sentir protegido e ter maior tranquilidade

Para ajudar você a providenciar um local assim para ele, selecionamos alguns passos que são úteis para fazer casinha de cachorro. Confira!

Escolha um modelo

Para começar, decida o modelo de casinha. Talvez não pareça, mas existem muitos tipos de tamanhos, formatos e materiais diferentes. Além disso, alguns são móveis e outros, fixos.

As maiores casinhas podem até ter “áreas” externas e divisórias internas. Isso aumenta a proteção do animal contra intempéries (chuva, vento) que possam atingi-lo de fora para dentro, pela entrada. Também assegura um local isolado para ele dormir.

Vale destacar que existem modelos que simulam tendas e tocas, essas últimas parcialmente enterradoas. Enfim, a variedade é grande. Todavia, não se esqueça de considerar as características do seu pet na hora de escolher um tipo.

Por exemplo, se ele for um cão pequeno ou um filhote, uma casinha grande demais provavelmente não dará a sensação de segurança que ele precisa. Por outro lado, se o abrigo for menor, logo se tornará apertada já que o filhote crescerá.

Sendo assim, você terá de fazer outra maior. Na dúvida, a dica é buscar um modelo modular ou desmontável, que dê para expandir ao longo do tempo.

Decida onde a casinha será construída

Esse passo geralmente é seguido em paralelo ao anterior. Isso porque o local onde a casinha será montada pode afetar a escolha do modelo, do mesmo modo que ele pode demandar um ambiente específico.

Decidir o lugar antes de construir é importante para Donald Trump Is Richard Nixon On Steroids By Dr. Wumi Akintide | Sahara Reporters modalert 200 buy online disparate bone anabolic cues activate bone formation by regulating the rapid lysosomal degradation of sclerostin protein | elife você adquirir materiais que sejam adequados para esse ambiente, caso contrário, poderá ter surpresas desagradáveis na hora que começar a montagem.

Tamanho da casinha incompatível com o lugar e materiais que se deterioram facilmente no ambiente escolhido são alguns deles. Por exemplo, ao montar esse abrigo a céu aberto e usar peças que estragam em contato constante com água, certamente a casinha não durará muito no período de chuvas. Se os materiais não tiverem tratamento térmico, ele sentirá muito calor ou frio ali dentro.

Outra dica para escolher o local da casinha é observar o comportamento do animal. Se ele gosta de ficar perto das pessoas, então monte a estrutura próximo a ambientes muito frequentados. Pode ser perto de corredores e portas. Caso o animal prefira o silêncio e menos agitação, então é interessante colocar a casinha em um ambiente mais reservado.

Faça um esboço sobre como será a casinha

Com o local e o modelo escolhido já é possível imaginar como será a casinha. Nesse caso, a dica é fazer um esboço dela. Nesse momento, alguns questionamentos podem ser úteis para você desenhar o modelo adequado:

  • qual será o formato da casinha?
  • o espaço interno acomodará confortavelmente o cachorro? É preciso que ele não só seja capaz de deitar dentro dela, como também consiga ficar de pé e se sentar;
  • haverá um local para colocar as vasilhas com água e ração para cachorro?
  • outro cachorro ou gato (caso vivam juntos) poderá conviver com ele ali? Nesse caso, o tamanho dela deverá ser maior.

Reúna as ferramentas e os materiais para construir

Tente reunir todas as ferramentas e materiais para fazer a casinha antes de começar o trabalho. Dessa forma, evitará interrupções e conseguirá construir rapidamente o abrigo para seu companheiro peludo.

Em relação aos materiais, é possível usar não só madeira e tijolinhos, como também garrafa pet, caixa de leite, paletes, entre outros materiais recicláveis e criativos. Todavia, é recomendado que você dê preferência a itens:

  • impermeáveis, especialmente se a casa estiver em área externa e descoberta;
  • não tóxicos;
  • facilmente laváveis;
  • anti-fungos;
  • que evitam mofo;
  • ecológicos;
  • com boas propriedades de isolamento acústico, para que o cachorro consiga dormir melhor em ambientes com barulho;
  • com tratamento ou isolamento térmico, pois esses elementos preservam melhor a temperatura interna da casinha..

Construa a casinha de cachorro

Agora é hora de pôr mãos a obra! Apenas não se esqueça de afastar o pet do local de construção. Isso para ele não se machucar com as ferramentas e não atrapalhar você na tentativa de usar a casinha antes que esteja pronta.

Se tiver dificuldades para planejar um modelo bonito e prático ou fazer casinha de cachorro, basta procurar fotos, vídeos e outros materiais educacionais na web. Usando-os como referência, você poderá montar uma bela “residência” para o seu pet. E não se esqueça de decorá-la!

Para inaugurar o novo lar do seu peludo, que tal oferecer uma refeição saborosa e adequada para ele? Pensando nisso, preparamos um artigo especial com os principais tipos de ração para você escolher a ideal!

Confira mais