previsão de vendas

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Como fazer previsão de vendas e por que ela é essencial para o seu negócio!

Quem tem um negócio sempre busca crescer. Para isso, é preciso equilibrar os custos de venda com seus lucros, a fim de não só manter a empresa funcionando, mas também aumentar o faturamento e ganhar espaço no mercado. Para isso, é fundamental aprender como fazer previsão de vendas.

No post a seguir, confira porque ela é tão importante. Saiba também as suas vantagens e o que acontece quando não é realizada. Boa leitura!

Afinal, por que a previsão de vendas é importante?

Basicamente, fazer a previsão de vendas significa criar um cenário com base em dados, a fim de determinar qual será o faturamento, ou seja, quanto a sua empresa vai vender, em determinado período.

Dessa forma, ela é importante para direcionar qualquer tomada de decisão, ao determinar a perspectiva para que os diferentes departamentos da organização possam ter recursos financeiros para trabalhar.

Para determinar como fazer previsão de vendas é possível trabalhar com diferentes grupos de informações. Quando se leva em conta os dados da empresa, ela é chamada de previsão histórica. Já se os dados do seu setor são levados em conta, especialmente no começo do negócio, é uma projeção de mercado.

Outro tipo é a projeção com base em ações, quando você realiza uma ação específica para vender determinada quantidade de produtos, como ocorre na campanha de Black Friday.

Quais as vantagens de saber como fazer previsão de vendas?

Agora que você sabe como a previsão de vendas pode determinar os rumos da sua empresa, confira algumas vantagens de aplicá-la.

Entender o seu lugar no mercado

A previsão de vendas não só ajuda a determinar as metas do mês, mas a longo prazo, ela oferece uma boa perspectiva de como está seu lugar no mercado. Afinal, se no histórico você nota o aumento das vendas, significa que a empresa apresenta mais rendimento.

Compreender se o time comercial funciona

Todo time comercial deve ter metas para trabalhar. Ao analisar a previsão, você pode ter uma ideia não só se ele está cumprindo as expectativas, como também se é possível aumentá-las. Também é possível utilizar os dados para observar o desempenho de cada colaborador.

Ter certeza na hora de distribuir recursos

Se um departamento da empresa precisa de recursos, por exemplo, adquirir o estoque necessário ou aumentá-lo, mas você não sabe se os terá no final do mês, nada pode ser feito. Por isso, a previsão de vendas também serve para ter certeza de que um X mínimo deve entrar para que a empresa se mantenha funcionando.

Assumir compromissos e realizar investimentos

Sabendo com certeza como distribuir recursos também se torna mais fácil na hora de realizar ações, ou seja, assumir compromissos, como um financiamento, para realizar investimentos no negócio e crescer.

Ficar preparado para as crises

Outra vantagem da previsão de vendas é se preparar para crises, assim, você sempre pode ter uma reserva de segurança. Além disso, ao notar que a previsão não está se cumprindo e as vendas estão caindo, pode analisar mais de perto a empresa e descobrir o que há de errado com ela ou o mercado. A partir disso, é possível tomar decisões mais certeiras.

O que acontece se você não realizar a previsão de vendas?

Como você viu, saber como fazer previsão de vendas é algo essencial para o funcionamento da sua empresa. Isso porque se você se descuidar dela pode sofrer consequências sérias como:

  • ficar estagnado, já que não sabe se terá dinheiro para investir;
  • ser pego por uma crise econômica e não entender como reagir;
  • comprar estoque a mais, já que não sabe quanto vende por mês;
  • perder o controle das finanças;
  • agir com achismos e não dados reais.

Aprender como fazer previsão de vendas é um dos aspectos principais para quem tem um negócio. Afinal, ela ajuda tanto na administração quanto a definir perspectivas para o futuro. Dessa forma, é mais fácil que você tome decisões acertadas, com base em dados reais, em vez de conjecturas. Além disso, ela permite que sua empresa se prepare para o futuro, superando crises e ganhando espaço no mercado.

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