colaboradores em um estoque analisando informações no tablet

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Como melhorar o giro de estoque em sua distribuidora pet?

O giro de estoque da distribuidora pet merece atenção de todo empreendedor, já que ele é o termômetro das vendas e diz muito a respeito do desempenho da empresa no mercado.  Além disso, estoque parado pode gerar perdas, o que, a longo prazo, passa a comprometer a saúde financeira do negócio.

A boa notícia é que existe uma série de ações administrativas e de marketing que podem ser usadas na sua distribuidora pet para alavancar os negócios.

Pensando nisso, preparamos este artigo sobre como melhorar o giro de estoque em sua distribuidora pet. Acompanhe!

Mas afinal, o que é giro de estoque e qual a sua importância?

O giro de estoque é um indicador responsável por medir a entrada e saída de mercadorias do estoque de uma empresa. Para chegar a um número que represente o giro, é preciso compreender o funcionamento das demandas em determinado período (armazenamento).

De forma objetiva, é a identificação de quantas vezes o estoque se renova. Sua importância se dá pelo fato de que os cálculos preliminares auxiliam na identificação do número de vezes por ano que ocorre o giro de mercadorias, e o calculo de tempo médio que esses itens ficam parados. A informação é relevante para o gestor, que pode avaliar o cenário global e criar estratégias para fomentar as vendas.

Como posso aplicar o giro de estoque na minha distribuidora pet?

mercado pet está bastante aquecido, e é fácil notar que o número de lojas especializadas nesse segmento teve um aumento considerável ao longo dos anos.

Mas, para evitar que os produtos fiquem encalhados nas prateleiras, é fundamental usar estratégias para girar o estoque em sua distribuidora pet, principalmente naqueles períodos de baixa demanda. A seguir, confira as nossas dicas de como fazer o giro de estoque na sua distribuidora!

Celebre com os clientes as datas comemorativas

As datas comemorativas como Natal são excelentes oportunidades para fazer ações promocionais e elevar o seu faturamento! Por isso, fique de olho no calendário de datas comemorativas, principalmente aquelas relacionadas ao comércio, e associe a elas combos de produtos e oportunidades de compra especiais. Com isso, o cliente fica mais propenso a comprar, de olho nas vantagens.

Faça promoções sempre que necessário

Se você precisa aumentar consideravelmente o seu giro de estoque, as promoções podem ser uma ação de marketing ideal!

A promoção pode ser usada para dar saída rápidas naqueles itens “encalhados”, como é popularmente conhecido no comércio. Vale lembrar que esta é uma ótima oportunidade de fidelizar clientes da sua distribuidora pet, oferecendo assim condições diferenciadas para os clientes recorrentes.

Tente melhorar as previsões

Lembre-se de fazer boas previsões de estoque, que é um caminho essencial para chegar ao valor mínimo de itens estocados. Se bem gerenciado, você ainda consegue criar um histórico com base nos meses e anos anteriores, o que possibilita fazer comparações, melhorando a gestão do estoque como um todo, já que as decisões passarão a ser baseadas nos dados coletados.

Treinamento dos colaboradores

Invista no treinamento dos colaboradores para que eles estejam aptos a passar uma boa imagem da distribuidora, oriente os clientes da maneira correta e ainda possa identificar demandas reprimidas.

Como eles estão na linha de frente, é fundamental que tenham um amplo conhecimento dos serviços e produtos da distribuidora. Lembre-se que esse conhecimento deve sempre ser renovado, com cursos de atualização.

Tenha a tecnologia como aliada

Com as demandas de mercado cada vez maiores e mais exigentes, o ideal é utilizar ferramentas de gestão de controle de estoque. Com um sistema de gerenciamento de estoque, você tem um maior controle das entradas e saídas, conta com relatórios e outras funções integradas ao financeiro da empresa, por exemplo, que facilitam a gestão da distribuidora pet como um todo.

Como vimos ao longo deste conteúdo, é possível melhorar o giro de estoque da sua distribuidora pet com ações como promoções, treinamento de colaboradores e o uso da tecnologia.

Se você gostou deste artigo sobre como melhorar o giro de estoque da sua distribuidora, baixe nosso e-book 5 dicas de armazenamento de produtos em sua distribuidora.

Confira mais