homem em pé fazendo carinho no carinho

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Conheça os 5 tipos de personalidade dos gatos!

Um estudo realizado na Austrália e Nova Zelândia descobriu que gatos domésticos podem ser divididos a partir da presença de cinco diferentes fatores de personalidade: neuroticismo, dominância, impulsividade, extroversão e afabilidade.

Conhecer o tipo de personalidade de nosso pet pode ajudar na hora de identificar possíveis problemas de saúde, afinal de contas, mudanças bruscas de comportamento são o primeiro sinal de que algo vai mal com nosso bichinho.

Aliás não só isso, com o tipo de personalidade do seu pet em mãos, fica mais fácil na hora de encontrar a companhia ideal e evitar brigas dentro de casa.

Quer descobrir em qual dos 5 tipos de personalidade seu gato se encaixa? Então continue lendo e não deixe de compartilhar!

Quais fatores interferem na personalidade do pet?

Antes de tudo, porém, é importante entender que outros fatores também afetam o comportamento do animal.

Apesar de hoje sabermos que os gatos possuem diferentes tipos de personalidade, não podemos esquecer que o ambiente em que ele cresce, e o tipo de estímulo que ele recebe, têm grande papel na definição de seus hábitos.

Um gato pode ser mais ou menos sociável de acordo com a maneira como seu tutor age, já que é comum que o bichano imite certos comportamentos de sua rotina.

Além disso, a alimentação é outro fator determinante para o comportamento do pet: uma alimentação saudável e bem equilibrada garante a estabilidade do animal, reduzindo mudanças bruscas de humor e garantindo uma vida mais longeva.

Por fim, lembre-se de que a personalidade de seu gatinho é resultado de uma série de fatores combinados, tais como: socialização, estímulos no ambiente, brinquedos à disposição, higiene, qualidade do sono e genética.

Os 5 tipos de personalidade dos gatos

Neurótico

O traço de neuroticismo no gato manifesta-se a partir de comportamentos de ansiedade, timidez e medo.

Se seu pet é daqueles que correm para debaixo da cama assim que a campainha toca, ou que demonstram excessiva insegurança com mudanças no ambiente, pode apostar que o traço de neuroticismo está bem presente na sua personalidade.

Dominante

Um gato dominante é aquele que se esforça para proteger seu território, demonstrando possessividade sobre brinquedos, tutores e espaços.

O gato dominante muito frequentemente será hostil com outros gatos no ambiente, então é preciso estar atento na hora de pareá-lo com outros pets que tenham esse mesmo traço em sua personalidade.

Impulsivo

A impulsividade no pet pode ser observada a partir de comportamentos imprevisíveis: reações diferentes para uma mesma situação, saltos ansiosos e excesso de energia o tempo todo.

Para gatos com esse traço de personalidade, é importante manter atenção redobrada e observar se algum fator externo pode estar agravando seus sintomas.

Extrovertido

O gato com altos índices de extroversão está sempre explorando os cantos da casa, miando para outros gatos ou insistindo na famosa voltinha pelo bairro.

Ou seja, pets com traço de extroversão também tendem a ser mais inventivos, buscando alternativas para burlar possíveis limitações impostas pelos tutores.

Afável

Gatos afáveis são fáceis de identificar: dão miados amigáveis, enturmam com facilidade e aceitam carinho sem reclamar.

Mas de acordo com o estudo já mencionado, a baixa presença do traço de afabilidade na personalidade do gato pode ser resultado de traumas, má socialização ou problemas de saúde.

Vale a pena conferir com o veterinário se o seu gatinho for muito arredio!

É muito provável que seu gato demonstre mais de um traço de personalidade, e que essa varie ao longo de toda a vida do pet.

Mas afinal, estar consciente dos comportamentos rotineiros de seu bichinho permite que você avalie o ambiente em que seu pet cresce e detecte, com mais rapidez, mudanças em seu temperamento.

Quer saber mais sobre o comportamento dos pets? Então aproveite e continue lendo sobre o tema no nosso post sobre castração de animais!

Confira mais