gato estressado na quarentena

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Gato estressado na quarentena: 3 dicas do que fazer

A quarentena está sendo um momento difícil para os seres humanos, e não deixa de ser diferente para os pets. Devido ao fato das pessoas ficarem muito mais tempo em casa e com o barulho em excesso, a tendência é que os gatos fiquem estressados com todo esse movimento.

Comportamentos como, agressividade, apatia, diarreia e vômito podem ser notados entre os gatos estressados. Por isso, é importante ficar atento aos sinais do seu felino e adotar alternativas para acalmar o bichano.

Então, separamos neste artigo algumas dicas para você seguir, acompanhe a leitura!

Crie um ambiente confortável para o gato ficar

O seu ambiente de trabalho em casa é calmo e tranquilo? Então aproveite para montar o cantinho do seu gato próximo a você.

Coloque a caminha dele junto à sua mesa de escritório e deixe que ele te faça companhia durante todo dia. E faça disso um hábito para evitar ao máximo interferências na rotina do pet.

Desta forma, você terá uma ótima companhia para trabalhar e ainda permite que o gatinho fique tranquilo, confortável e livre de estresse.

Cuide da alimentação do felino

Outro ponto que é importante dar bastante atenção é em relação à alimentação do seu pet. Pois, como o tempo passado em casa é maior, a tendência é que você dê mais alimento ao bichinho, especialmente os petiscos.

E para que o pet não tenha problemas com sobrepeso, é importante criar uma rotina de alimentação — defina horários para as refeições e a quantidade de ração ideal, considerando as necessidades do bichano — e de aliar a comida com o gasto de energia, estimulando o gato a brincar, por exemplo.

Estabeleça uma rotina brincadeiras

Mesmo que os gatos amem dormir, adicionar brincadeiras à rotina é fundamental para a saúde e bem-estar dos bichanos, sem falar que é uma ótima alternativa para evitar que os gatos fiquem estressados na quarentena.

Por isso, marque na sua agenda horários definidos para brincar com o gatinho — fazer isso é fundamental para você não se esquecer com a correria do dia a dia — e escolha brincadeiras com que o seu bichinho mais se identifique.

Para te ajudar, separamos alguns exemplos para você e seu gato brincarem juntos:

  • varinha: esse é um brinquedo simples, mas que entretém bastante os felinos. E caso não tenha uma em casa, faça a sua com uma caneta, um pedaço de barbante e alguma bolinha na ponta;
  • caixa de papelão: o objetivo favorito dos gatos pode virar um grande parque de diversões! Basta fazer aberturas circulares ao longo da caixa, colocar uma bolinha dentro e deixar o pet de divertir;
  • esconde-esconde: essa brincadeira é ótimo exercício tanto para os gatos quanto para os humanos. A ideia é se esconder atrás de uma parede ou porta e esperar que o felino te encontre — e deixe tudo ainda mais divertido, recompensando seu pet com petiscos por ter vencido a brincadeira.

Agora que você já sabe o que fazer para que seu gato não fique estressado durante quarentena, lembre-se de fazer disso uma rotina, pois assim o seu pet ficará sempre saudável e feliz.

Curtiu nossas dicas? Então, para ficar ainda mais por dentro da vida dos felinos, confira o artigo sobre os tipos de personalidade dos gatos!

Confira mais