O que fazer quando é preciso deixar o cachorro sozinho?

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O que fazer quando é preciso deixar o cachorro sozinho?

Os cachorros costumam lidar relativamente bem quando precisamos sair para trabalhar ou por algumas horas, não é mesmo? Eles conseguem não se estressar e não exigem muitos cuidados para isso no dia a dia.

Contudo, muitas vezes precisamos sair por um tempo maior e não podemos levar nossos amigos de quatro patas. É o caso, por exemplo, quando precisamos viajar por um final de semana. E como fazer para cuidar do seu amigo e não deixá-lo estressado? Separamos algumas dicas imperdíveis. Boa leitura!

Não deixe o cão em ambientes muito pequenos

O cachorro precisa de espaço para se movimentar e ficar bem. Por isso, evite deixá-lo em espaços muito pequenos. Muitos tutores pensam em deixá-los trancados em um quarto, por acharem que isso vai passar uma sensação maior de segurança (por não ouvir barulhos externos), mas é justamente o contrário!

Quando eles se sentem limitados, tendem a ficar muito mais estressados. Com isso, podem parar de comer, latir mais, entre uma série de outros problemas. Então cuidado com isso, viu? Deixe-lhe a possibilidade de circular pela casa toda mais tranquilamente.

Enriqueça o ambiente no qual ele vai ficar

O cachorro, quando vai ficar sozinho, precisa ter formas de se divertir para esquecer que está sem os donos por perto. Para isso, é importante enriquecer o ambiente, com formas para que ele possa se entreter e sentir-se confortável. Algumas das ideias são:

  • deixe uma caminha ou cantinho para descansar, caso ele queira;
  • deixe seus brinquedos preferidos espalhados;
  • utilize brinquedos que liberam petiscos, pois os ajudam a mantê-lo entretido e motivado;
  • crie atividades que gerem pequenos desafios para que ele possa se esquecer que está sozinho.

Deixe-o em um ambiente ventilado

Para deixá-lo confortável, é fundamental deixá-lo em um ambiente ventilado. Os cachorros são sensíveis a ambientes com muito calor e isso pode deixá-lo estressado. Por isso, sempre que possível, deixe-o em ambientes com janelas abertas ou que corra vento tranquilamente. 

Caso não seja possível, climatize o ambiente: deixe um ventilador ligado, instale um ar-condicionado, entre outras opções, para que o local fique mais tranquilo para seu cachorro.

Conte com ajuda profissional ou de amigos

Se você vai passar um final de semana fora (ou, até mesmo, mais tempo), uma opção interessante é contar ou com auxílio de amigos ou, ainda, de um profissional especializado para cuidar do seu amigo de quatro patas: é o trabalho do pet sitter.

O pet sitter é um profissional que vai até a sua casa para fazer os cuidados importantes para que seu cachorro se sinta bem: troca a água, repõe a comida, limpa as necessidades do animal e, também, faz aquele afaguinho e brinca com ele, para diminuir a ansiedade e oferecer companhia para o animal.

Se você não conseguir contratar um profissional para isso, peça para que amigos próximos visitem seu animal uma vez por dia e façam esses cuidados. Isso pode ser interessante, principalmente, para aqueles que tenham ansiedade e estranhem mais pessoas desconhecidas. Assim, quem entrará na casa serão pessoas com quem seu pet já está acostumado.

Deixe uma roupa com seu cheiro

Se seu cachorro possui ansiedade de separação ou fica muito incomodado com a sua ausência, uma forma de amenizar isso é deixando uma roupa com seu cheiro no ambiente. Os cães são muito ligados ao olfato e, por isso, eles ficam mais tranquilos quando sentem o cheiro dos seus donos no ambiente.

Por isso, deixar uma peça com seu cheiro passa uma sensação de segurança e tranquilidade. E isso pode fazer com que eles se estressem menos quando ficam sozinhos.

Deixar seu cachorro sozinho às vezes pode ser inevitável, mas com os cuidados certos é possível tornar este momento mais confortável para eles.

Conhece alguém que precisa saber desta informação? Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e leve as informações para seus colegas e familiares.

Confira mais