O que fazer quando o cachorro não quer comer

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O que fazer quando o cachorro não quer comer? Confira as dicas

Chegar em casa e perceber que a comida do seu cachorro nem foi tocada pode gerar uma pontinha de desconfiança, ainda mais se reparar que se essa aparente falta de apetite vem se repetindo há dias. E, pior, se verificar que o animal vem emagrecendo. Mas o que fazer quando o cachorro não quer comer?

Primeiro, é importante ter certeza que isso está realmente acontecendo, pois ele pode estar se alimentando da comida de outros animais ou fazendo mais exercícios (o que explicaria o emagrecimento).

Caso essas opções sejam descartadas, veja as dicas que separamos com as prováveis causas que podem fazer com que o animal pare de comer, para que você consiga lidar com esse desafio. Confira!

Observe se a sua comida está perto de locais não higienizados

Alguns animais podem ser mais exigentes na hora de comer, de modo que evitarão locais sujos, com mau odor ou insalubres. Se a comida deles estiver em um desses ambientes, então há grande chance de isso ser o problema que está fazendo com que ele não se alimente. Mas, convenhamos, é muito ruim comer em um lugar mal higienizado e com cheiros desagradáveis!

Outra dica sobre o que fazer quando o cachorro não quer comer é conferir atentamente se o local é muito barulhento ou se há alguma coisa ali que possa provocar estresse no cachorro. Isso pode fazer com que ele evite ir ali e, consequentemente, acabe não comendo.

Verifique se o alimento não agrada ao pet

Você trocou recentemente a ração do seu peludo? Se sim, isso pode ser a causa do problema, isto é, ele pode não ter se adaptado ao novo alimento e o está rejeitando. Por mais que na primeira vez ele tenha comido bem, afinal, pode ter achado que era a ração de sempre ou resolveu experimentar a comida nova por curiosidade, isso não significa que ela é agradável para ele.

Se possível, tente voltar à ração anterior ou troque para outra marca. Tenha cuidado ao fazer essa substituição e se lembre de não misturar as duas para render mais. O ideal é lavar bem o comedouro para colocar o novo alimento. Após isso, veja se ele volta a comer normalmente como antes, ok?

Cheque se há algum problema de saúde que impeça ele de se alimentar

Caso nenhuma das dicas anteriores tenha resolvido a situação, pode ser algum problema de saúde do animal. Por exemplo, problemas dentários podem levá-lo a ter dificuldade na hora de mastigar o alimento, de modo que ele prefira evitar comer por causa da dor.

O material do qual é feito o comedouro também pode provocar alergia no pet. Isso sem falar em outras doenças ou problemas em seu sistema digestivo que podem estar afetando a sua alimentação.

Se ele estiver emagrecendo mesmo que esteja comendo, isso reforça a hipótese de ser uma questão de saúde. Também avalie outros sinais que reforçam isso, como pelo caindo em excesso.

 

Agora que você já sabe o que fazer quando o cachorro não quer comer, lembre-se de ficar de olho também no alimento oferecido, pois é preciso que ele tenha boa qualidade nutricional, compatível com as necessidades do seu cachorro.

Por falar em saúde do seu pet, veja por que o pelo dele pode estar caindo e saiba como ajudar a solucionar isso!

Confira mais