escova de pet shop com pelos de cachorro

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Pelo do cachorro está caindo? Entenda as causas e como solucionar

A sujeira na casa e o possível aspecto não tão bonito são somente os menores problemas. O pelo do cachorro caindo pode revelar complicações que podem ser bem sérias. Podendo as vezes estar relacionadas a alimentação do seu cãozinho.

Por isso, é muito importante observar esse evento de perto e procurar saber o que está causado o problema. Portanto, conhecer as principais causas será uma grande ajuda para que você o reconheça e tome as providências corretas para recuperar a saúde do seu pet.

Pensando nisso, desenvolvemos este post que listará as principais causas da queda do pelo do cachorro e o que fazer para evitar o pelo do cachorro caindo. Continue lendo!

Quais as principais causas do pelo do cachorro caindo?

A melhor coisa a fazer quando se percebe a queda do pelo do cachorro é buscar ajuda profissional. Só um veterinário poderá identificar a verdadeira causa. Porém, é interessante as conhecer para que seja possível as prevenir, não é mesmo? Então, vamos a elas!

Troca de pelos

Essa é a troca de pelos considerada normal. É fisiológica e acontece para que os pelos envelhecidos sejam substituídos por outros novos. Geralmente os animais trocam o pelame 2 vezes ao ano, na entrada da estação fria e na entrada da estação quente, adaptando-se para a manutenção da temperatura corporal, com pelos mais finos ou mais grossos dependendo do caso. Não há nada de errado com o seu cãozinho se os pelos estiverem caindo ao mesmo tempo que os novos estiverem nascendo. Normalmente essa troca é no corpo todo e não apenas em algumas áreas definidas.  Ele não causa feridas, coceiras ou e normalmente não causa falhas na pelagem do animal, exceto em algumas raças. Então, nesse caso, você não tem com o que se preocupar, basta fazer escovação diária para que os pelos sejam removidos.

Alergias alimentares

Quando o pelo do cachorro caindo se torna excessivo em apenas algumas áreas específicas ou até mesmo em um único local, é hora de preocupar. As alergias alimentares podem ser as causadoras disso. Elas podem ocorrer em consequência da ingestão de alguma substância, geralmente de origem proteica, que compõe a ração, por exemplo. Nesse caso, é preciso consultar um veterinário e se isso for confirmado esse produto deverá ser substituído por um alimento hipoalergênico.

Deficiências nutricionais

Se o seu bichinho não recebe todas as vitaminas, minerais, aminoácidose a energia suficiente que necessita para se manter forte e saudável, ele pode ter queda de pelos também. Por isso, é fundamental oferecer a ele uma ração balanceada e adequada ao seu tamanho, raça e idade. Esse é um dos principais cuidados com a alimentação do pet.

Parasitas (pulgas, carrapatos e piolhos)

Os parasitas, como as pulgas, costumam provocar muito incomodo aos cães. O maior deles é a coceira, especialmente, na área do pescoço, ventre e dorso. Mas esse não é o único sintoma: a queda do pelo do cachorro costuma vir junto, sendo agravado quando o animal apresenta alergia a própria picada do inseto.

Estresse

Quando o cachorro está exposto a situações de estresse: ambientes quentes, úmidos, com pouco espaço, excesso de barulho, por exemplo, eles podem desenvolver comportamentos e hábitos que promovem a queda de pelo, tais como lamber as patas excessivamente, provocando a queda dos pelos nesse local, e até mesmo o andar sincronizado, fazendo o mesmo movimento repetidamente por um determinado tempo, conhecido pelo termo “andar de jaula”, que mostra um alto grau de stress do animal. Portanto, é preciso observar se algo incomodando o bichinho.

Fungos

Os fungos também podem provocar coceira, mas nem todos. Além disso, eles causam a queda de pelos formando círculos (áreas circunscritas) de falhas na pelagem do animal, podendo apresentar mau cheiro. Nesse caso a intervenção do veterinário é recomendada.

Sarna

É uma patologia parasitária muito comum em cães, que causam bastante desconforto aos animais e aos olhos dos proprietários, podendo apresentar diferentes formas de lesões na pele, localização e com grandes áreas de queda de pelos e também muito prurido (coceira). Vai variar de qual é o agente causal, pois existem várias espécies de ácaros causadores.

Se aparecer um problema de pele em seu animal procure de imediato um Veterinário de sua confiança.

Problemas endócrinos

 Os problemas endócrinos, quando não tratados adequadamente, podem ir bem além da simples queda generalizada de pelos, levando a criação de crostas e feridas que a princípio não coçam, mas depois de infecionadas podem causar bastante desconforto ao animal.

Como prevenir e amenizar a queda do pelo do cachorro?

 A melhor forma de prevenir a queda do pelo do animal é conhecer as suas possíveis causas e evitar as condições que levam a ela. Portanto, para manter o pelo do seu pet sempre saudável siga as dicas a seguir:

  • escolha rações de boa qualidade e o tipo de ração para cães adequadas às necessidades do cachorro;
  • sempre escove o pelo do seu cão;
  • passeie com ele todos os dias para evitar que ele fique entediado ou estressado;
  • faça check-ups com o veterinário periodicamente, manter um plano de saúde para pet é uma boa opção para isso;
  • utilize produtos para prevenir a infestação de parasitas.
  • Hábitos higiênicos com os cães e seus pertences fazem parte das prevenções.
  • Quando observar qualquer lesão de pele com queda de pelos procure imediatamente um profissional, pois quanto antes chegar ao diagnóstico mais rápido e eficiente será o tratamento

Como você viu ao longo deste texto, a alimentação do seu cãozinho tem um importante influência sobre a saúde dele e sobre a manutenção dos seus pelos saudáveis e bonitos.

Por isso, você precisa ter atenção redobrada na hora de escolher a ração que oferecerá ao seu filho de quatro patas. Opte sempre pelos alimentos cujo valor nutricional seja o mais recomendado para a idade do seu pet e cuja a qualidade do fabricante seja comprovada.

E por falar em ração de ótimo qualidade, está na hora de você conhecer os produtos da Matsuda Pet e, assim, ter acesso aos melhores alimentos para o seu cãozinho. Confira!

 

Confira mais