por que cachorro enterra comida

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Por que cachorro enterra comida? Preciso me preocupar?

Você, provavelmente, já viu seu cãozinho correr empolgado com o petisco recém-conquistado, ansioso para enterrá-lo em algum lugar longe de olhares curiosos. Senão em algum buraco, secretamente escavado no jardim, talvez você tenha encontrado o petisco (ou partes dele) escondido debaixo de almofadas, carpetes ou de móveis dentro de casa.

Esse comportamento estereotípico de cães acontece com mais frequência do que imaginamos, e o pet não pode evitar: está em seus genes, datando de uma era muito anterior à nossa. Quer entender por que, mesmo dentro de casa, seu cachorro insiste em enterrar ou esconder comida? Quer saber se esse é um comportamento perigoso? Então continue a leitura que o texto de hoje promete explicar tudo com detalhes!

Por que cachorros enterram coisas?

Assim como vários outros comportamentos, essa tendência de cães enterrarem sua comida está, intimamente ligada ao seu instinto animal. Quando ainda selvagem, os cães, assim como a maioria dos carnívoros selvagens, precisavam lutar pelos alimentos e o que restasse de suas caças. Enterrar comida era uma maneira de proteger seus espólios (aquilo que foi conquistado) e garantir alternativas para tempos de escassez.

Por que mesmo domesticado o cachorro enterra comida?

Existem, porém, várias razões pelas quais seu cãozinho, que não passa por fome continuar enterrando ou escondendo alimentos.

A primeira delas está relacionada ao excesso da oferta de alimento. Se seu animal vem recebendo mais comida e petiscos do que consegue comer, é natural que opte por guardar para mais tarde. Outra razão seria a alternância de oferta de alimentos, uns dias escasso e outros com exagero.

Outra razão pode estar na competição dentro de casa. Se você possui mais de um pet, é possível que seu cãozinho esteja enterrando ou escondendo comida para evitar que os outros comam antes dele.

Também podemos considerar:

  • O tédio, ou seja, na ânsia de encontrar alguma coisa para fazer, o Totó decide por esconder alimentos e outros brinquedos preciosos;
  • O stress, geralmente causado por experiências ruins do passado ou pelo comportamento do dono ou de outros animais que insistam em privá-lo de algum objeto importante.

É possível evitar esse comportamento animal?

De maneira geral, é importante observar as razões pelas quais o seu cão enterra ou esconde o alimento e, a partir daí, tomar alguma providência.

Caso esteja oferecendo comidinhas em excesso ou alternada com escassez,  talvez seja hora de reavaliar a dieta do pet e definir um cronograma mais correto para sua alimentação. A idade, tamanho e nível de atividade do cão fazem toda a diferença na hora de estipular essa quantidade de alimento consumido, para não falar em eventuais condições de saúde que também afetem sua digestão.

Por isso, caso esteja tendo dificuldade em controlar a quantidade de alimento oferecido, não hesite em procurar a ajuda de um Veterinário ou outro profissional nutricionista!

Busque também por um profissional qualificado se, junto desse hábito de cavar e esconder as coisas, você notar que seu cão vem desenvolvendo comportamentos destrutivos. É importante entender a raiz do problema e tratar a saúde mental do seu bichinho, antes que esse comportamento se cristalize no animal.

Quer saber mais? Então aproveite para ler nosso conteúdo sobre outros tipos de alimento que você pode oferecer para o cachorro para além da ração!

Confira mais