gato deitado dentro da caixa de papelão

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Por que gatos gostam tanto de caixas de papelão?

Quem convive com gatos sabe o fascínio que eles têm com caixas, em especial as de papelão. É muito comum, aliás, os tutores comprarem caminhas extremamente confortáveis para seus bichanos, mas verem os peludos se espremerem para caber em caixotas parcialmente destruídas.

Afinal, por que os gatos gostam tanto das caixas de papelão? E por que as destroem, se as adoram tanto assim? É sobre isso que falaremos aqui. Continue conosco e entenda!

Por que gatos gostam de caixas?

Existe um motivo bem simples para os gatos gostarem de caixas, ainda mais se forem pequenas: elas são um ótimo esconderijo para eles. Nossos gatos domésticos de hoje ainda têm um forte instinto selvagem e precisam ter o domínio do ambiente em que vivem, além da necessidade de se protegerem.

Não que a sua casa ofereça grandes perigos para os peludos, veja bem, mas eles simplesmente não conseguem ignorar algo que possa deixá-los mais seguros. Aliás, é bem provável que você tenha pensado “Ignorar? A única coisa que meu gato ignora nesta casa sou eu mesmo!”.

Sim, a curiosidade dos bichanos é outra razão para eles gostarem tanto de caixas de papelão. Chegou com novidades da rua? Não espere nada menos que uma minuciosa inspeção por todos os objetos!

Por que o papelão é o material preferido?

Todo animal precisa de uma toca para se abrigar, esteja ele vivendo na rua, na natureza ou dentro de nossas casas — e a caixa exerce essa função de maneira plena. Porém, se você disponibilizar duas caixas para o seu gato, uma de papelão e a outra de material diferente, certamente ele preferirá a primeira.

A razão para isso também não é nenhum mistério: o papelão é ótimo para arranhar! Ao mesmo tempo em que é macio, permitindo que o bichano fure e rasgue o material (tal como faria com uma presa na natureza), o papelão é resistente o suficiente para manter suas garras afiadas. Está aí o porquê de as destruírem depois de um tempo.

Outro motivo que os leva a ficarem horas do seu dia dentro delas é que o papelão é um ótimo isolante térmico e, portanto, mantém fresco ou quentinho o seu interior. Por fim, ainda se especula que gatos gostem tanto dessas caixas simplesmente porque são divertidas!

Inclusive, essa paixão não é uma exclusividade de gatos domésticos. Os grandes felinos também não resistem às quatro paredes das caixas de papelão!

Um estudo publicado em 2014 constatou, também, que os gatos que têm contato com caixas se sentem muito menos estressados e demonstram mais interesse em interagir com humanos. Os autores afirmam que isso se deve a uma estratégia comportamental dos felinos sob uma situação de estresse: se retirar e se esconder. Interessante, não é mesmo?

Muito bem, agora você já sabe por que os gatos gostam tanto de uma caixa de papelão. Quando analisamos seus comportamentos instintivos e ancestrais, é muito fácil compreender esse fascínio, concorda? Por isso, de tempos em tempos, lembre-se de oferecer uma caixota para satisfazer os deleites do seu bichano! Mas atenção ao escolher a caixa, os gatos são sensíveis a várias substâncias e isto poderia levar o animal a uma intoxicação, desta forma, sempre ofereça caixas que foram utilizadas para acondicionar alimentos, sendo estas, as mais seguras para seu bichano.

Quer ir além da simples caixa de papel? Então, saiba, agora, como construir um playground para o seu gato!

Confira mais