Qual a importância do planejamento de compra para o pet shop?

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Qual a importância do planejamento de compra para o pet shop?

O planejamento de compra é um processo que impacta diretamente as finanças e as operações de uma empresa. No entanto, essa atividade é fundamental para manter o empreendimento com todos os insumos e materiais necessários para uma adequada prestação de serviços. 

No caso dos pet shops, manter o fluxo de caixa positivo pode ser um grande desafio. O planejamento serve, justamente, para melhorar a tomada de decisão e alcançar um posicionamento mais estratégico diante da competitividade do setor. 

Acompanhe a seguir e entenda a importância do planejamento de compra para o funcionamento de um pet shop! 

Entenda o que é planejamento de compra 

O planejamento de compra é uma atividade muito importante para as operações de um negócio, já que é por meio dessa tarefa que os gestores podem utilizar os recursos disponíveis com inteligência. O objetivo é, justamente, buscar os melhores preços e atender às necessidades da empresa no tempo adequado. 

Sem esse planejamento, a realização de pedidos para o estoque, por exemplo, pode gerar diversos riscos, como falta de espaço para o armazenamento e variações no padrão de qualidade dos insumos. 

Por isso, a prática é essencial para garantir melhores condições de pagamento e a quantidade de produtos ideal para o bom funcionamento do negócio. 

Saiba como montar e aplicar um planejamento de compra 

Existem algumas etapas fundamentais no momento de montar e aplicar um planejamento de compra. Antes de tudo, o gestor precisa realizar um levantamento das demandas do empreendimento, entendendo quais são os suprimentos necessários para a continuidade das operações. 

Feito isso, será possível definir a frequência ideal para a compra dos materiais dentro do prazo. Essa é uma maneira de o departamento responsável pela compra saber exatamente o que deve ser negociado com seus fornecedores. Assim, fica mais simples elaborar o orçamento mensal para atender às demandas internas da empresa. 

Há outras dicas interessantes para realizar o planejamento de compra da melhor forma, como: 

  • monitorar o recebimento, armazenagem e utilização de recursos; 
  • montar uma cadeia de suprimentos com diversos fornecedores; 
  • definir metas e KPI de compras; 
  • fornecer feedbacks e otimizar os processos entre a equipe. 

Descubra quais os benefícios da estratégia para pet shops 

No caso dos pet shops, a gestão eficiente das compras traz uma série de benefícios, como assegurar uma melhor qualidade dos produtos, reduzir custos, ter descontos e possibilidades de negociações mais eficientes. 

Além disso, ao antecipar as demandas, o orçamento e as datas para realizar as compras de suprimentos, o pet shop pode ter economia nas finanças. Com todas as ações e atividades que envolvem o planejamento bem alinhadas, todas as operações internas podem melhorar a performance e o desempenho. 

Esse conhecimento prévio ajuda a definir também o resultado esperado para o negócio. Assim, uma gestão bem estruturada garante que a aquisição de materiais terá a devida qualidade. 

Não há dúvida que o planejamento de compra é uma prática que auxilia os negócios de diferentes setores, e isso não seria diferente para os pet shops. Tenha em mente que planejar como utilizar os recursos com inteligência é um diferencial competitivo fundamental para o sucesso do empreendimento. Aproveite a visita e entenda também como fazer o posicionamento de produtos no ponto de venda da melhor forma!

Confira mais