Qual a importância do planejamento de compras para pet shops?

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Qual a importância do planejamento de compras para pet shops?

A reposição do estoque em um Pet Shop precisa ser feita regularmente, mas você sabe qual é esta periodicidade? 

Fazendo um planejamento de compras, esta e outras perguntas podem ser respondidas, além de ser um meio bastante efetivo de economizar recursos do negócio. Logo, evita-se problemas como a compra de um determinado item que não caberá no estoque.

Vale ainda destacar que o planejamento de compras cria parcerias de maior confiabilidade e durabilidade com os fornecedores, ajudando o Pet Shop a vender mais.

Para conhecer as principais etapas de um planejamento eficaz da sua loja, continue a leitura até o final!

Levantamento das demandas internas e frequência das aquisições Quais itens eu preciso comprar todo mês e em que quantidade? Por meio de um levantamento, é possível ter uma boa ideia a respeito disso, de modo a promover um giro eficiente de estoque.

Dessa forma, quando o cliente chegar querendo comprar um determinado item, ele sempre estará disponível.

Definição do orçamento

Assim como é preciso ter um controle rigoroso quanto aos impostos recolhidos e outros gastos, deve-se fazer o mesmo com as compras. Na prática, é crucial determinar o quanto sairá do caixa do Pet Shop para a reposição do estoque, pois isso auxilia também no controle financeiro.

Qualificação dos fornecedores

Mesmo com um levantamento das demandas internas e definição do orçamento, isso será pouco efetivo se os fornecedores não forem de qualidade. Antes de realizar uma compra, deve-se analisar de modo criterioso cada um dos possíveis parceiros. O intuito é verificar o histórico deles, e não fechar negócio caso alguma irregularidade seja identificada.

Qualificar os fornecedores é a certeza de ter maior credibilidade do negócio junto aos clientes e o mercado, evitando também a entrega de produtos fora do prazo.

Quando isso acontece, há um risco elevado de as vendas não saírem conforme o esperado, podendo dificultar o giro dos produtos no estoque.

Principais erros a serem evitados no planejamento de compras

No início, ainda é possível conduzir manualmente as operações do Pet Shop. No entanto, com o passar do tempo, isso se torna cada vez mais difícil, exigindo o uso de alguma ferramenta informatizada.

Se o volume de compras for um pouco elevado, já é o suficiente para considerar meios de fazer o planejamento, controle e gestão dessa operação.

Dito isso, os principais erros a serem evitados na hora de planejar as compras são:

  1. uso de planilhas: embora tenha sido usada no passado, uma planilha em Excel, por exemplo, aumenta o risco de informação duplicada e erros no processo de compra;
  2. descontrole nas quantidades: planejar compras também é estar atento a fatores como depreciação e prazo de validade dos produtos do Pet Shop;
  3. não usar indicadores de performance: sem indicadores, fica praticamente impossível saber se o planejamento de compras está ou não de acordo com o esperado.

O planejamento de compras, como vimos, ajuda o Pet Shop a escolher melhor os fornecedores e promover um bom giro de estoque.

A Matsuda Pet pode ser o seu parceiro ideal nesse sentido, pois nosso foco é oferecer a cães e gatos um alimento não só nutritivo, mas também balanceado e saboroso. Nossa linha de produtos é completa, atendendo aos bichinhos de estimação de todas as raças e portes.

Ficou interessado em saber mais sobre os benefícios de contar com a nossa parceria no seu negócio? Então entre em contato agora mesmo!

Confira mais