cachorro lambendo um prato com creme

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

4 alimentos que cachorro não pode comer

Seu animal de estimação fica olhando para o seu rosto, com cara de coitadinho, sempre que você está almoçando? Muitos fazem isso e o tutor precisa ter cuidado, pois há alimentos que cachorro não pode comer. Para o bem deles, é necessário resistir e não dar nem um pedacinho.

Alguns podem causar intoxicação e fazer o seu pet passar muito mal, chegando ao ponto de ter que correr para a clínica veterinária. Isso acontece porque os animais processam os alimentos de uma forma diferente da dos humanos e, algumas substâncias, acabam sendo nocivas.

Para não errar na hora de oferecer algo ao seu bichinho de estimação, confira uma lista de alimentos que cachorro não pode comer.

Chocolate é um dos alimentos que cachorro não pode comer

Você pode até ser um chocólatra assumido, mas o seu cachorrinho não poderá dividir esse momento com você. Para os peludos, o chocolate é tóxico e nunca deve ser dado, pois pode até matar o seu animal de estimação.

Vale destacar que o chocolate é tóxico para todos os animais. Por isso, não deve ser dado para o cachorro, nem para gatos, coelhos ou outro pet que você possa ter em casa.

A substância presente nesse alimento e que é tóxica para eles é chamada de teobromina.  Ela vem do cacau, que é a principal matéria-prima do chocolate. Animais intoxicados podem apresentar:

  • Taquicardia;

  • Vômito;

  • Tremores;

  • Convulsões, entre outros.

Por isso, o chocolate é um dos alimentos que cachorro não pode comer. Caso o seu animal de estimação tenha ingerido acidentalmente, fique atento. Se ele apresentar qualquer alteração, leve-o imediatamente ao Médico-Veterinário. Quanto antes ele for atendido, maiores serão as chances de reverter o quadro e salvar a vida do seu peludo.

Leite

O desenho de um cachorrinho bebendo leite é comum e faz com que muitos acreditem que esse alimento seja adequado ao pet, mas não é.

Embora possa parecer fofo, ele com o pelo todo lambuzado de leite, a bebida pode causar desconforto intestinal e diarreia. Isso acontece porque a maioria dos cães, principalmente na fase adulta, não conseguem digerir a lactose, popularmente conhecida como “açúcar do leite”.

Essa dificuldade de digestão se dá pela baixa concentração de lactase, enzima que participa do processamento da lactose dentro do organismo.

Como cada pet possui uma quantidade de lactase específica em seu corpo, não é possível estabelecer um volume de leite que possa ser administrado aos cães sem causar problemas. Ao mesmo tempo em que para uns um copo de leite pode não causar nada, para outros, a mesma quantidade pode resultar em diarreia intensa e até necessidade de internação. Por isso, o ideal é evitar o alimento!

Doces estão entre os alimentos que cachorro não pode comer

Se você acha que está agradando o seu peludo ao dar um docinho para ele, saiba que está enganado. Na verdade, a única coisa que está fazendo é prejudicar a saúde dele.

A ingestão de açúcar pode levar ao aparecimento de tártaro, deixar o cachorrinho obeso e até aumentar as chances de ele ter diabete.

Quando o doce contém cacau ou leite em sua formulação, o caso fica ainda mais grave. Afinal, é no cacau fruta que está a teobromina, responsável por intoxicar os cães que ingerem chocolate.

Uva passa

É importante colocar na lista dos alimentos que cachorro não pode comer a uva e uvas-passas, pois muitos tutores desconhecem a informação de que elas fazem mal ao pet.

A substância que é nociva aos cães ainda não foi descoberta, mas há vários relatos publicados de animais, que consumiram uvas-passas durante a vida, e morreram de insuficiência renal. Por isso, elas devem ser colocadas na lista de alimentos que cachorro não pode comer.

Viu como é importante ter cuidado com a alimentação do seu peludo? Quer saber mais? Então veja dicas para escolher a ração adequada para ele.

Confira mais