cachorro deitado em frente um recipiente de ração

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Qual a ração ideal para os cães? Veja dicas sobre os alimentos

Qual a melhor alimentação para cães? Ao chegar em uma loja, é comum ver produtos de cores, formatos e indicações diferentes. Como escolher o certo? Saiba que embora todos os produtos sejam indicados para esses animais, eles diferem quanto ao teor nutricional.

Isso é necessário porque as necessidades de vitaminas, minerais e energia de um cão de pequeno porte é diferente dos de grande porte, por exemplo. Além disso, há variações também na hora de escolher o produto de acordo com a idade do animal.

Viu quanto detalhe você precisa saber? Para fazer a escolha certa, separamos algumas dicas que o ajudarão a identificar a melhor alimentação para o seu cão.

Alimentação para cães de acordo com o porte

Todos os pets precisam receber uma dieta completa, para que se desenvolvam bem e permaneçam saudáveis. Por isso, é muito importante que você alimente o seu cachorrinho com  alimento balanceado e que contenha todos os nutrientes que ele precisa.

Quando você for comprar, notará que existe alimentos para pequeno, médio/grande porte e gigantes. Eles são diferentes e visam oferecer o que há de mais completo de acordo com o perfil de cada pet. Assim seguem as particularidades:

· Pequeno porte

Como o animal tem o metabolismo muito acelerado, ele precisa de uma alimentação que forneça mais energia. Ao mesmo tempo, como possui estômago pequeno, o pet não consegue ingerir uma grande quantidade de alimentos.

É por isso que os alimentos para animais de pequeno porte têm mais gordura, mais proteína e menos fibra, dessa forma fornecem mais energia do que as demais. Assim, ele consegue oferecer a caloria necessária em uma pequena porção. Além de apresentar um tamanho adequado para facilitar a apreensão, mastigação e ingestão.

Geralmente esses pequenos tem a propensão de surgimento de tártaro dentário, por isso recomendamos alimentos que contenha aditivo específico para este fim.

Estão neste grupo raças como: Schnauzer Anão, Teckel (Dachshunds), Terrier Brasileiro (Fox Paulistinha), Beagle, Boston Terrier, Poodle Toy, Yorkshire, Maltes, Shihtzu, Pincher, Lhasa Apso, Pug entre outras.

· Médio porte

Esse grupo precisa de menos caloria do que os cães de pequeno porte, pois tendem a ser mais tranquilos do que os pequenos, mas mesmo assim necessita de todos os nutrientes. Por isso, necessita de um alimento específico para ele. Se esses cães comerem o alimento voltado para pequeno porte, podem engordar mais do que o recomendado.

Este grupo geralmente necessita de condroprotetores que irão auxiliar na saúde das articulações. Assim, é preciso ter cuidado na hora de comprar.

Fazem parte deste grupo raças como Cocker Spaniel Inglês, Cocker Spaniel Americano, American Pit Bull Terrier, Pastor de Shetland, Fox Terrier, Dalmata, Labrador, Golden, Basset Hound, Buldogue Frances, Buldogue Ingles, Boxer, Border Collie, entre outros.

· Grande porte

Eles comem em maior quantidade, mas, no geral, costumam ser menos ativos do que os demais. Por isso, não podem receber uma dieta muito calórica. Quando a alimentação do cão de grande porte oferece muita energia, o animal tende a engordar e isso pode resultar em problemas cardíacos, locomotores, entre outros.

Este grupo necessita de condroprotetores pois tem propensão a ter problemas de articulação, principalmente quando apresentam sobre peso conforme já citado.

Estão neste grupo raças como São Bernardo, Dogue Alemão, Mastin Napolitano, Bernese, Terra Nova, Rottweiler, entre outros.

Como escolher a alimentação para cão de acordo com a idade

Agora que você já compreendeu os motivos de existirem variações de acordo com o porte do seu cachorrinho de estimação, é importante ficar atento à idade do seu pet. Quanto anos ele tem?

Consideramos filhotes, cães com idade de até 12 meses, mas geralmente os de pequeno porte chegam a fase adulta mais precocemente, a partir dos 8 meses, e os de raças gigantes são mais tardios, podendo chegar a idade adulta aos 2 anos. Por isso, o alimento mais indicado para eles é o de filhotes. Esse alimento também pode ser dado para fêmeas gestantes ou lactantes, de acordo com a orientação do Médico Veterinário.

Após um ano de idade, você já pode ter um animal adulto. Ele ainda pode crescer um pouquinho, mas já pode trocar de alimento. Opte pela de adulto, que seja adequada ao porte do seu animal.

Por fim, depois de 7 anos de idade, o seu cachorrinho pode apresentar características de um animal idoso, a qual chamamos de Senior, e as necessidades nutricionais dele se diferenciam. É hora de optar pelo alimento sênior, que tem menos calorias e outros nutrientes e aditivos mais adequados para essa fase da vida.

Gostou das dicas? Qual o tamanho do seu cachorrinho? Conte pra gente nos comentários!

Confira mais