pessoa passeando com vários cachorros em coleiras

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

6 motivos para passear com o cachorro

Passear com o cachorro é realmente importante? Embora todo tutor saiba que o amigo de pelos adora dar uma voltinha e conhecer a região ao lado do dono, existem pessoas que acreditam que isso não é importante para o animal.

Se você acha que passear com o cachorro é bobagem, saiba que está errado. Há diversos benefícios em caminhar com o pet, tanto para a saúde do animal, quanto para a sua vida. Você sabia disso?

Antes de pegar a guia e sair para dar uma voltinha com o amigo de pelos, descubra as vantagens e aproveite ainda mais a caminhada com ele.

1- Passear com o cachorro deixa o animal mais tranquilo

O seu peludo é cheio de energia, corre bastante, exige atenção o dia todo e, se você não cuidar bem das suas coisas, ele até pega um chinelo para destruir? Os bichinhos realmente precisam ter o que fazer e como gastar toda a energia acumulada.

Você pode brincar muito com ele, para ajudá-lo a se distrair, mas se há uma coisa que funciona bem, mesmo para os pets mais agitados, é a caminhada. Eles adoram, gastam energia, se distraem com tudo o que acontece ao redor e voltam para casa mais calmos.

Claro que se você nunca saiu com ele, no começo deve caminhar menos e ter mais cuidado e atenção. Afinal, é tudo novidade e ele poderá tentar puxá-lo, de tanta ansiedade. Com o passar dos dias, é possível aumentar o percurso para que ele volte para casa ainda mais tranquilo.

Contudo, é importante sempre respeitar o limite do peludo. Passear com o cachorro é necessário, mas forçá-lo a uma atividade muito intensa não é uma boa ideia. Caso tenha dúvida do quanto seu pet pode andar, converse com o Médico-Veterinário dele.

2- Vocês passarão mais tempo juntos

Outro ponto positivo de passear com o cachorro é que você terá a oportunidade de interagir mais com ele e passar mais tempo com o peludo. Ele estará muito feliz por você ter saído com ele, ficará mais próximo e até mais obediente, com o tempo. Afinal, será grato pelos passeios diários.

3- Faz bem para a saúde do animal

O sedentarismo é um problema também para os animais de estimação. Cães que se movimentam pouco têm mais chances de ficar obesos e, consequentemente, mais propensos ao desenvolvimento de cardiopatias.

Assim, quando você reserva pelo menos meia hora por dia para dar aquela voltinha com o peludo, além de fazê-lo feliz, está cuidando da saúde dele. Passear com o cachorro é uma forma de amor e cuidado. Você não vai negar esse carinho para o seu pet, não é?

4- Socialização

É possível que, por algum motivo, você precise viajar e deixar o pet na casa de um amigo ou em um hotelzinho para ser cuidado. Se o seu cão vive sozinho e nem vê outras pessoas e animais, esse procedimento será muito traumatizante.

Ao passear com o cachorro, você ajuda na sua socialização e facilita a interação dele com pessoas que ainda não são tão próximas ou até com novos animais. Você vai notar a melhora até mesmo na hora da caminhada. Se no começo ele pode estranhar um local com movimento, com o tempo sairá ao seu lado mais tranquilo e comportado.

5 – Faz bem para a sua saúde

É isso mesmo! Passear com o cachorro faz bem para ele e também para você! Um estudo feito pela  Universidade de Uppsala, na Suécia, avaliou 3,4 milhões de pessoas, que não possuíam histórico de doenças cardiovasculares, e tinham entre 40 e 80 anos. De acordo com o resultado, as pessoas que têm animais de estimação possuem 33% menos chances de morrer. Elas também diminuem em 11% a incidência de doenças cardiovasculares.

Os estudiosos dizem que além da companhia feita pelo pet, no geral, indivíduos que possuem animais de estimação se exercitam mais,  já que brincam e os levam para passear. Isso pode fazer com que a saúde melhore.

6 – Traz felicidade

Por fim, e não menos importante, passear com o cachorro traz felicidade para os dois. Ele adora, interage, demarca território e conhece um mundo novo cada vez que sai com você. Além disso, pode contar com o seu carinho e atenção por mais tempo, o que o deixa muito feliz.

Para você, além de trazer a felicidade pela interação com o pet, a caminhada também faz com que o seu corpo libere endorfina. Esse hormônio traz a sensação de alegria, bem-estar e relaxamento.

Viu como passear com o cachorro pode ser bom para ele e para você? Então, providencie uma guia e coleira e saia dar uma voltinha. Caso ache necessário, aproveite para ver algumas dicas de adestramento e melhore a relação com o seu peludo.

Confira mais