gato deitado olhando pra frente

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

7 curiosidades sobre gatos

Os felinos são encantadores e mesmo quando pequenininhos, conseguem preencher a casa toda. Travessuras, atividades e brincadeiras fazem parte da vida deles. Mesmo conhecendo bem os bichanos, existem curiosidades sobre gatos que provavelmente você não conhece.

O que acha de entender mais sobre esse animalzinho esperto e divertido? Então descubra como ele gosta de presentear o tutor, de receber carinho, entre outras curiosidades sobre gatos.

1. Cafuné diferente é uma das curiosidades sobre gatos

Quem está acostumado com cachorro pode chegar perto de um gato e tentar coçar a barriga, para fazer amizade. Porém, essa não é uma boa ideia. Gatos só aceitam receber carinho na barriga de quem eles têm muita proximidade.

Por isso, se você está tentando se aproximar de um felino, faça carinho na cabeça e no pescoço. São os locais que eles mais gostam.

2. Gostam de presentear

Sim, uma das curiosidades sobre gatos é que eles presenteiam as pessoas que consideram. Para isso, caçam um bichinho, que pode ser uma barata, rato, entre outros, e dividem a caça com você. É isso mesmo, se um gato levar um animal morto para cima da sua cama, considere isso como algo positivo.

3. Adoram dormir bem e muito!

Quem tem um felino em casa, já deve ter reparado que ele adora encontrar um local para tirar uma soneca. Se você chega a pensar que o seu bichano passa mais tempo acordado do que dormindo, saiba que tem razão.

Os gatos, em sua maioria, dormem entre 13 e 18 horas! É isso mesmo, das 24 horas do dia, eles podem passar 18 ou mais dormindo. Quando o felino é idoso ou bebê, ele pode chegar a ficar 20 horas tirando uma grande soneca.

4. Dormem de dia e dão uma voltinha durante a noite

Por mais que o seu bichano vá dormir com você, saiba que uma das curiosidades sobre gatos é que eles são animais que têm hábitos noturnos. Então, é normal que não durmam a noite toda, que acordem, comam e até vão dar uma espiadinha na janela para ver o movimento.

Esse comportamento pode ser alterado em dias mais frios. Nas noites mais fresquinhas pode ser que o gatinho prefira ficar no seu cobertor, a levantar e olhar o que está acontecendo no restante da casa.

5. Mordidinha de amor

Quem convive mais tempo com os felinos certamente já viu eles dando pequenas mordidinhas no nariz de alguém, não é? Essa é uma das curiosidades dos gatos. Eles só fazem isso com quem consideram muito, ou seja, é uma forma de demonstrar carinho.

6. Afofam quem gostam

Outra característica dos gatinhos é o ato de amassar ou afofar o tutor. Esse hábito faz parte da vida desses animais desde que são bebês. Nessa fase, eles têm esse comportamento para estimular o fluxo do leite na hora de mamar.

Depois de maiores, fazem isso para marcar o território, deixar o cheirinho e interagir com as pessoas que gostam.

7. Ronronadas

Por fim, é importante falar do ronronar dos gatos, que assusta as pessoas que não têm muita intimidade com a espécie. Esse barulhinho expressa alegria e costuma ser feito quando recebem um carinho de quem gostam.

Gostou de saber as curiosidades sobre gatos? Então veja dicas sobre o banho dos bichanos.

Confira mais