Você tem repar gato soltando muito pelo

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Seu gato está soltando muito pelo? Entenda o que fazer

Quem tem animais de estimação já deve estar acostumado que, ao mesmo tempo em que eles são fonte de carinho e muita diversão, também demandam os seus cuidados e podem dar algum trabalho. Você tem reparado que o seu gato está soltando muito pelo? Preparamos esse post para que você entenda o que fazer nessa situação. 

O fato é que existem muitas causas diferentes que podem contribuir para isso, sendo algumas naturais e outras que indicam a existência de determinados problemas. O excesso na queda dos pelos pode até significar que seu pet está com alguma doença, mas casos como este são raros. Continue lendo e aprenda mais sobre o assunto. 

Gato soltando muito pelo é normal?

Se você já tem gatos em casa há algum tempo, é bem provável que saiba bem como lidar com tufos de pelos rolando pelos cômodos, grudados na sua roupa ou acumulados debaixo da mobília. Quando isso não ocorre em excesso ou há alguma mudança de padrão de queda, é bem provável que não seja nada demais, talvez apenas falta de escovação periódica.

De modo geral, os felinos domésticos e que vivem dentro de casa não precisam de banhos muito frequentes, tendo em vista que se limpam sozinhos por meio de lambeduras e seus próprios hábitos de higiene são suficientes para mantê-los asseados. No entanto, você precisará escová-los com certa assiduidade, a cada 3 dias ou menos. 

Quais as causas da perda de pelo em gatos?

A perda de pelo em gatos pode acontecer por diversos motivos e alguns deles são naturais. Em épocas de muito calor, como no verão, é natural experimentar um aumento na queda, para que lidem melhor com a temperatura. No entanto, essa queda é generalizada pelo corpo do animal,  não devendo haver a presença de feridas, coceiras ou falhas localizadas na pelagem.  Basta proceder com escovação frequente para minimizar os efeitos. 

Já quando a situação está acontecendo em excesso, as vezes com muita coceira, partes do corpo sem pelos e ainda com feridas, associado muitas das vezes com diarreia e vômitos,  isso pode ser por causa de alergias alimentares, geralmente causada por uma fonte de proteína segura mas reconhecida pelo organismo como um risco ameaçador, sem causa específica, podendo acontecer com uma ração de uso tradicional ou com uma nova.

Também pode ocorrer queda de pelos em casos de deficiências nutricionais, baixo consumo de água, estresse,  doenças de origem endócrina e infestação por ectoparasitas, como pulgas, sarna e fungos.

Como evitar a perda de pelo em gatos?

Caso você esteja notando que o seu gato está soltando pelos excessivamente ou apresente qualquer outro sintoma anormal, o ideal é não perder tempo e procurar um Veterinário para saber se há algum problema. No entanto, você pode, e deve, tomar algumas atitudes simples, de forma a promover a saúde e o bem-estar do animal.  

O principal é garantir o uso e o consumo apenas de produtos de boa qualidade e procedência, comprando em pet shops com boa credibilidade no mercado. Além disso, você deve oferecer rações adequadas, não se esquecer da escovação periódica, caprichar na limpeza da casa e manter os hábitos higiênicos em dia.

Como você viu, seu gato pode estar soltando pelos por diversos motivos, cabendo a você identificar se isso está ocorrendo em excesso e levá-lo ao Veterinário caso desconfie de algum problema!

E agora, já sabe o que fazer quando seu gato está soltando muito pelo? Quer garantir a compra de artigos de alta qualidade, com excelente procedência? Então, clique aqui e conheça nossos produtos!

 

Confira mais