gato perto da caixa de areia olhando pra foto

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Seu gato parou de usar a caixa de areia? Saiba o que fazer

Todos nós sabemos que os nossos gatos são muito higiênicos e gostam de manter seus dejetos sempre bem enterrados na caixa de areia. Mas de uma hora para outra, o gato pode simplesmente parar de usar a caixa de areia e fazer suas necessidades embaixo da mesa, dentro de vasos ou até dentro do armário.

Situação nada agradável, não é?

Para resolver isso é preciso que identifiquemos os motivos desse comportamento, podem ser variados e somente depois disso poderemos tomar as medidas certas para fazer o gato voltar a usar a caixa de areia.

Veja os motivos pelo qual seu gato parou de usar a caixa de areia, entenda esse comportamento e o que podemos fazer para soluciona-los.

Motivos que fazem seu gato parar de usar a caixa de areia

Listamos, a seguir, alguns motivos que podem levar seu gato a deixar de fazer suas necessidades na caixa de areia:

  • Caixinha de areia suja

Como já foi dito, todo gato é muito higiênico. Por isso, alguns felinos se incomodam por usarem uma caixinha com fezes no canto ou com odor excessivo de urina. Isso faz com que muitos deles nem passem perto da caixa por estar suja.

  • Troca do tipo de areia

Você recentemente precisou trocar a marca ou tipo de areia utilizada no “banheiro do seu gato” e ele parou de usar logo após?  Então essa troca pode ser um motivo. Algumas marcas possuem cheiros muito fortes, outras têm texturas que não agradam em nada o pet, fazendo-o a parar de usá-la.

  • Bandeja sanitária muito pequena

Por muitas vezes, seu animal pode parar de usar a caixa de areia simplesmente porque ele cresceu e a caixa não! Ele se sentirá apertado, sem muito espaço para se movimentar dentro dela.

Lembre-se: as caixas de areia apresentam vários tamanhos!

  • Localização da caixinha de areia

O lugar onde a caixinha de areia é colocada também é um fator que deve ser considerado. Seu gato não gosta de ter seu “banheiro” localizado perto de onde ficam seu comedouro e bebedouro, muito menos em locais muito agitados, pois preferem a privacidade.

  • Problemas de saúde

Além do comportamento de deixar de usar a caixa de areia, você precisa ver se essa alteração vem acompanhada de alguns sintomas físicos, como vocalização/miados excessivos na hora de urinar ou defecar, acompanhados por uma sensação de dor, diarreia e sangue na urina.

Esse comportamento pode ser motivado por diversos problemas de saúde como uma incontinência urinária, pedras nos rins, infecções ou qualquer outro problema de ordem clínica.

O que fazer para o gato voltar a usar a caixa?

Baseado nos motivos anteriormente relatados, podemos tomar algumas medidas que deveriam solucionar esse comportamento dos bichanos.

Primeiramente, é importante que a caixa de areia seja limpa diariamente, ou até mais de uma vez ao dia. Além disso, caso você tenha mais de um gato, é importante manter caixinhas separadas e individuais para um.

Quanto à mudança do tipo de areia você precisa estar sempre atento, se o gato parou de usar “seu banheiro” exatamente após a troca. Recomenda-se que você faça o teste e retorne o uso da areia antiga. Recomenda-se também usar areias sem odores, visto que a maioria dos gatos não são adeptos de cheiros excessivos.

Também é importante que você vá trocando a bandeja higiênica à medida que seu gato for crescendo. Opte por uma caixinha que tenha, pelo menos, 1,5 ou 2 vezes o comprimento do seu gato e que tenha pelo menos a sua largura.

É necessário lembrar que gatos gostam de privacidade para fazer suas necessidades. Por isso prefira locais mais calmos para deixar a caixa de areia, sempre considerando uma certa distância higiênica entre a “cozinha” e o “banheiro” dele.

Por fim, e não menos importante, é preciso que você sempre observe possíveis sinais anormais na saúde do seu bichano quando ele for defecar ou urinar, se houver alguma anormalidade, leve seu pet, o mais breve possível, a uma consulta veterinária.

Seu gato já teve problemas para usar a caixa de areia? Comente aqui qual foi a solução que você adotou para ele voltar a usá-la!

Confira mais