foto de dois potes de ração

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Tipos de ração para cães: veja quais as principais

Os cachorros têm demandas fisiológicas diferentes das nossas. Para que o seu parceiro se desenvolva com vigor e saúde, é preciso fornecer a ele uma dieta balanceada que tenha todos os minerais, complementos vitamínicos e demais nutrientes em sua composição. Porém, para fazer a escolha certa para o peludo você deve conhecer os tipos de ração para cães.

Afinal, em meio a tanta variedade no mercado, qual é a diferença entre elas? É sobre isso que falaremos por aqui. Continue conosco e entenda!

Qual a importância de um alimento de qualidade para pets? 

Os alimentos próprios para pets, são a forma mais segura de você garantir que o seu cachorro receba todos os nutrientes de que ele precisa para crescer e se desenvolver com saúde e bem-estar. Isso porque eles são fabricados com ingredientes diversos, que disponibilizam as vitaminas, os minerais, as proteínas e os carboidratos na medida certa para o pet. 

Muitos tutores oferecem a própria comida caseira consumida pela família para seus cachorros. Contudo, essa prática pode acarretar em diversos riscos à saúde do pet.

Por isso, as rações são uma ótima maneira de você assegurar que o seu amigo receba, de maneira equilibrada, todos os nutrientes necessários para a manutenção e a promoção da sua saúde. Ou seja, os alimentos para pet são práticos, e completos, oferecendo tudo que seu pet precisa.

Quais são os tipos de ração para cães? 

Existem diversas categorias de rações que classificam os alimentos pela forma como são apresentados, pela qualidade das matérias-primas utilizadas na fabricação e pelo benefício específico que conferem ao pet. Veja a seguir.

Alimentos secos e alimentos úmidos

A principal diferença entre a alimento seco e a alimento úmido é a quantidade de água presente. Em relação aos valores nutricionais, não há disparidade entre elas, já que ambas proporcionam um alimento completo para os cães — claro, desde que sejam de qualidade superior e fabricadas por marcas idôneas.

Os alimentos úmidos, são ótimas opções para os cães que não bebem muita água ou que moram em locais muito quentes. Também são os melhores formatos para cães idosos, por serem macias e mais palatáveis que as rações secas.

Alimentos Standard, Premium e Super Premium

Em relação à qualidade das rações, existem quatro tipos. Um deles é a de rações populares, que são as mais baratas dos mercados, com formulação muito variável entre lotes,  fabricadas com subprodutos vegetais e/ou animais dos mais variados possíveis, visando apenas custos dos ingredientes e nunca a qualidade nutricional.

As de boa qualidade são fabricadas por marcas de renome, que se comprometem com o consumidor e seus pets. Se dividem em três categorias:

  • Standard — elaboradas a partir de ingredientes qualitativamente melhores que os das populares. Contudo, sua formulação ainda é flexível, pois ainda se preocupa com os custos mas não abre mão da qualidade, os níveis nutricionais ainda são baixos, sendo necessário o consumo de maiores quantidades para suprir as necessidades diárias do pet.
  • Premium — são elaboradas com ingredientes mais ricos, visando uma nutrição mais adequada, com fórmulas de pouco oscilação, buscando sempre atender as necessidades nutricionais e sempre se preocupando com a qualidade nutricional de seus ingredientes e de suas receitas. Esses nutrientes são mais digestíveis, sendo facilmente absorvidas pelo trato digestório dos peludos;
  • Super Premium — são as rações de maior qualidade do mercado, os níveis de garantia são otimizados, elaboradas com ingredientes nobres, muitos deles utilizados na alimentação humana, atendem o conceito “ótimo da nutrição animal”, onde acima de tudo a qualidade nutricional é almejada. Suas formulações são fixas, seus nutrientes são de maior absorção, assim pouca quantidade do alimento supre as necessidades de seu animal.

Entre as inúmeras vantagens dos alimentos Premium e Super Premium é que elas satisfazem mais os animais, o que compensa muito o valor mais elevado nas prateleiras dos pet shops. Além disso, diminuem o volume de fezes dos peludos.

Atentar para o fato que não existem critérios pré-estabelecidos para essa classificação, e as vezes muitos alimentos classificados como Premium podem ser Standard e outros Super Premium serem Premium, o que deverá ser levado em consideração é a idoneidade da empresa. 

Rações para fases e condições específicas

Os tipos de ração para cães ainda são classificadas de acordo com os benefícios que proporcionam para os pets. Assim, existem alimentos desenvolvidos especificamente para cães filhotes, idosos, castrados, diabéticos, obesos etc. Esses alimentos apresentam nutrientes balanceados para atender às demandas do pet.

Como você viu, existem diversos tipos de alimentos para cães. Independentemente da fase de vida em que seu peludo está, lembre-se de fornecer a ele alimentos enriquecidos e completos, elaborados por empresas sérias e de renome. Assim, você garante o bem-estar e uma melhor qualidade de vida ao seu parceiro!

Gostou do nosso artigo? Então, baixe gratuitamente o nosso Guia básico de Alimentação e saiba tudo o que precisa para garantir a melhor dieta para o seu melhor amigo!

Confira mais