dono chamando atenção do cachorro por ter feito xixi fora do lugar

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Xixi fora do lugar: como educar seu pet da melhor forma?

O seu pet faz xixi fora do lugar? Se essa situação tem se tornado cada vez mais comum, é sinal de que pode haver algo de errado com o ambiente em que ele deve fazer suas necessidades ou com a sua rotina. Isso vale para cachorro e para gato, bem como para outros pets.

Para ajudar você a evitar que o seu peludo urine onde não deve e educá-lo para fazer suas necessidades em locais apropriados, separamos dicas que podem ser úteis. Acompanhe!

Escolha um ambiente adequado para ele fazer xixi

  • É importante eleger um canto para o pet fazer suas necessidades, o qual deve ter fácil acesso e estar bem identificado para o pet. Também deve ser frequentemente higienizado, pois sujeira pode afastar o animal dele.
  • O ideal é que esse lugar esteja definido desde antes da adoção do pet ou assim que ele chegar na casa, para que tenha um bom tempo para se acostumar com esse ambiente.
  • Se for um gato, uma caixinha de areia costuma ser rapidamente identificada como “banheiro”. No entanto, se quiser definir outros locais para ele usar, será preciso fazer como no caso de um cachorro: treiná-lo diariamente para que use o lugar escolhido até ele fazer isso por si só.
  • Se o pet for filhote, evite um local muito longe de onde ele costuma ficar, pois poderá não segurar a urina até alcançá-lo. Também defina um canto afastado da comida e da água, pois pets normalmente não gostam de fazer suas necessidades perto de onde se alimentam e se hidratam.
  • E um outro ponto muito importante é que o ambiente se tornará seguro ao pet, onde não encontrará situações conflitantes e/ou desafiadoras ao fazer suas necessidades.

Estabeleça uma rotina de passeio

  • Essa dica costuma servir mais para os cachorros, pois muitos donos estabelecem uma rotina de passeio, durante a qual ele realiza suas necessidades. Isso pode ser feito nas dependências de casa, especialmente se tiver um espaço amplo.
  • Nesse caso, leve-o até o lugar apropriado nos horários nos quais ele costuma buscar o “banheiro”. Com uma boa observação, você conseguirá identificar quando o cão dá sinais disso.
  • Além do mais, essa rotina faz com que o animal associe o passeio ao momento de fazer xixi, de modo a se preparar para ele. Só tenha cuidado para não se esquecer de levá-lo quando for necessário ou na quantidade de vezes que ele precisa, pois isso pode fazer com que urine nos locais errados. Nem sempre conseguirá segurar o xixi, principalmente se for um filhote.

Invista em atrativos que o pet associe ao local onde deve urinar

  • A associação positiva é importante para reforçar o hábito de o pet fazer xixi nos locais apropriados. Essa associação é feita ao recompensar o animal quando ele acerta o local onde deve urinar.
  • Isso pode ser feito com carinho, petiscos ou incentivos. No caso, o objetivo é fazer com que ele associe o ambiente escolhido para suas necessidades com algo positivo. Com o tempo, a tendência é ele repetir esse comportamento.

Remova odores que atraiam o pet para ambientes inadequados

  • Alguns cheiros podem levar o pet a urinar em locais ou objetos inadequados, como móveis, portas, corredores etc. Além disso, animais machos costumam demarcar território quando há outros pets por perto, ocorrem mudanças no ambiente, sentem odores de urina de outros animais etc.
  • Esse tipo de situação poderá ser resolvida ao passar produtos especiais nos locais em que o pet costuma urinar. Por exemplo, repelentes olfativos e educadores sanitários.

As dicas apresentadas podem ser úteis, mas se o pet continuar a urinar fora do lugar apropriado, tente pesquisar mais orientações. Se mesmo depois de aplicar outras soluções possíveis, ele continuar a fazer xixi fora do lugar, então é importante ficar de olho em sua saúde.

É provável que o pet esteja com problemas comportamentais, incontinência urinária, infecção ou outro empecilho que afeta o seu controle da bexiga. Nesse caso, é essencial buscar um veterinário para examiná-lo.

Dessa forma, será possível não só resolver a questão de ele fazer xixi fora do lugar apropriado, como também terá como tratar o seu peludo, caso ele tenha alguma questão de saúde a ser solucionada. Consequentemente, terá como evitar que ele desenvolva problemas mais sérios.

Agora que já sabe o que fazer quando o pet não usa o “banheiro” adequado, veja o que fazer quando o seu cachorro não quer comer!

 

Confira mais